Duas metades da mesma laranja... como está a tua metade?


A minha melhor amiga e irmã de alma encontrou um grande amor. E recentemente partilhou a expressão "Somos duas metades da mesma laranja" ao referir-se ao seu companheiro de vida. E isso inspirou-me a olhar para o meu próprio relacionamento e a questionar algumas coisas que nem sempre são questionadas mas que são muito importantes.

Esta expressão não é nova e é algo que todos almejamos encontrar. Aquela metade da laranja que nos vai completar, que vai preencher o nosso coração e trazer (ainda!) mais sentido à nossa vida. 

E por vezes até temos a sorte de encontrar essa metade tão especial, mas é importante relembrar que ela é uma metade de uma mesma laranja e que, por isso, a outra metade também tem que estar saudável para que, em conjunto, possa ser gerado um fruto saboroso e nutritivo.

COMO ESTÁ A TUA METADE DA LARANJA?

O primeiro exercício que esta expressão me levou a fazer foi a questionar a minha metade da laranja, ou seja, a minha parte e responsabilidade no relacionamento. E isso reforçou a importância que tenho para que ele funcione.

Quantos de nós nos esquecemos disso. Quantos de nós olhamos para a outra metade e a criticamos, quando é simplesmente uma ausência de auto-percepção e auto-responsabilidade. Um jogo de projeção que nada tem a haver com amor.

A analogia torna a explicação bastante clara e simples de entender: se a tua metade da laranja não está bem, a outra também não vai estar, porque são um mesmo organismo vivo.

A OUTRA METADE TAMBÉM IMPORTA... COMO ESTÁ ELA?

O segundo exercício que esta expressão me levou a fazer foi o de observar a pessoa que tenho diante de mim. Mas nunca, sem antes fazer o primeiro exercício. Porque o primeiro passo é sempre olhar para dentro.

Acredito que o que está dentro, está fora e se não estamos bem connosco mesmos, isso reflete-se (e muito!) nos nossos relacionamentos.

Mas se o primeiro exercício for bem feito e assumirmos a nossa responsabilidade, facilmente iremos perceber se aquela metade que temos diante de nós é, ou não, a nossa metade.

E se não for, teremos o amor-próprio suficiente para partirmos, em busca do que realmente merecemos e é para nós.

E tu? Fazes ou já fizeste este exercício contigo mesma e com o teu relacionamento? Como está cada metade da laranja? E o que pode ser feito individualmente e em casal para que gerem o mais bonito dos frutos: o amor? 


Photo by Noah Buscher on Unsplash

Comentários

Enviar um comentário