Já ninguém escreve blogs... será?


Já ninguém escreve blogs? Já ninguém tem a audácia de escrever textos longos, assim como ninguém tem a paciência para os ler. Mito ou verdade?

Desde que me lembro de ser gente e de aprender a juntar letras para formar o abecedário, que escrevo. Sim, era aquela miúda que muitas vezes abdicava de sair à rua com os amigos para passar a tarde a escrever uma história no computador. Mas desengane-se quem pense que eu era uma anti-social: aliás, era nas aventuras e desventuras da escola, nos amores e desamores dos meus amigos que eu encontrava a minha maior inspiração.

E o facto é: se hoje eu me debato com a filosófica questão de "Já ninguém escreve blogs?" naquele tempo nem me preocupava em contar as palavras escritas. Apenas as destilava livremente, o que se traduzia em centenas de páginas sobre romances adolescentes, sempre com uma pitada de dramatismo telenovesco. E como se não bastasse, imprimia e levava o exemplar para familiares e amigos lerem e darem a sua opinião. Talvez me percecionassem como chata mas que importa? Mesmo com falta de noção eu tinha provavelmente a coragem que me falta hoje para escrever assim. Com liberdade e sem questões filosóficas.

Será mesmo que já ninguém escreve blogs? Será mesmo que já ninguém tem paciência para os ler? Sem dúvida, que a nossa capacidade de atenção e foco tem diminuido ao longo do tempo. Somos cada vez mais uma geração multitasking, conectada ao telemóvel e às redes sociais, que se sacia com a constante novidade e o imediatismo. Mas será que é isso que procuramos sempre? Será que uma parte de nós não deseja ter tempo para ler um texto longo? Ou será isso tudo isso é uma grande treta? Que se nos encher a alma, e nos permitirmos, podemos mesmo ler um blog, um texto longo… um livro ?

Qual é a tua opinião?

Deste lado, vou correr o risco de ser sem noção. Porque tenho saudades de escrever! Escrever porque me sinto feliz.

Com alguma sorte, ter-te-ei desse lado para me ler.

Nota: este blog não é novo. Escrevi pela primeira vez aqui em 2016, na altura em que sim, as pessoas liam blogs. Mudam-se os tempos, mudam-se as plataformas. Será que o essencial se mantém? Veremos.


Foto de Andrew Neel na Unsplash

Comentários

  1. Olá Sofia, concordo inteiramente com o que diz. Tendo eu própria um blog desde 2013, sinto ( no sentido de lamentar) muito o desaparecimento de alguns e a migração de outros para plataformas mais imediatas. Há 6, 7 anos atrás a partilha e a interação dos blogs era muita. Até hoje conservo boas blogamigas que se desvirtualizaram e acompanham-me ( mais ao vivo e menos no blog) até hoje. Aprendi e aprendo ainda a ler blogs, mais internacionais. Enfim, sinais dos tempos. mas gosto de escrever e continuo de pedra e cal. E sei que há quem ainda espreite e se inspire nos meus trabalhos. Boa semana, Val.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário