A chave para desbloquear temas desafiantes na tua vida

Todas nós temos temas em aberto que são mais difíceis de fluir na nossa vida. Pode ser aquele sonho que almejas há muito ou aquele medo que teima em não desaparecer. Pode ser aquela conquista material que parece eternamente inalcançável ou o desenvolvimento daquela competência que tarda em entranhar na tua personalidade. Seja o que for, são temas importantes para nós e para a nossa felicidade mas que simplesmente não acontecem.

Essa realidade levou-me a questionar e refletir. Perguntar-me porque certas coisas fluem e outras não. E em que momentos, olhando para a minha própria vida, consegui desbloquear alguns desses temas, aparentemente mais difíceis. E percebi que, em todos eles, tive um momento de, chamemos, “virada de chave”. 

O que são os momentos virada de chave?

Os momentos virada de chave são aqueles em que, como o próprio nome indica, conseguimos (finalmente!) encontrar a chave que abre a porta que nos permite fluir em determinado tema da nossa vida. 

Mas como podemos nós encontrar essa chave?

Baseada na minha experiência de vida, em que tive dois momentos claros de virada de chave (um profissional e outro pessoal) existiu um ponto em comum que possibilitou desbloquear tudo.

DESISTIR.

Sim. Leste bem. Desistir. Certos temas não fluem na nossa vida porque pedem de nós uma rendição. No fundo, é a vida a oferecer-nos uma lição de desapego para que o que é para nós possa florescer.

Voltando aos dois momentos que vivi e em que experienciei uma transformação significativa, em ambos existiu um “desisto”. E este desistir não foi no sentido fundamental e fatalista do termo. Foi desistir do que bloqueava a fluidez (e ter consciência disso só surgiu algum tempo depois).

Às vezes o desistir é de de algo tão pequeno e tão simples que nos chega a parecer ridículo. Mas pode ser exatamente isso que está a ser uma pedra na engrenagem da fluidez da vida. Por exemplo, quereres comprar uma casa mas achares que tem que ser a casa X na zona Y. Se abrires horizontes a outra tipologia de casas e zonas, podes ser surpreendida com algo diferente ou, até podes comprar a casa X na zona Y, não porque TEM DE SER mas sim porque É PARA TI. Outro exemplo, é quereres forçar um relacionamento familiar ou de amizade de acordo com determinados parâmetros que te parecem certos (na tua cabeça de outra forma não há forma da relação funcionar). Quando abres espaço para outras possibilidades impensadas, tiras as amarras invisíveis que limitavam esses relacionamentos e eles transformam-se ou simplesmente deixam de fazer parte da tua vida - mais uma vez não porque TEM DE SER mas sim porque são (ou não) PARA TI.

Por isso, para aqueles temas eternamente bloqueados na tua vida, lanço-te algumas questões / reflexões:

  • Do que é que a tua vida está a pedir que desistas para que o resto possa fluir?
  • Em que ponto sentes que estás extremamente focada e inflexível (qual é a tua verdade inquestionável)?
  • Oque queres tanto MAS TANTO (e eu sei o que isso significa para ti) mas que te causa peso?

Sim… talvez seja isso que precisas de largar, para que a vida possa fluir. Solta só.


Foto de https://unsplash.com/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já ninguém escreve blogs... será?

Será que as tuas verdades são mentiras?