Como escutar mais o teu corpo?

escutar o corpo
O nosso corpo tem uma opinião muito intuitiva sobre o espaço que o rodeia. A pele arrepiada quando se ouve aquela música, o nó no estômago quando a paixão nos assalta, o calor no peito quando ajudamos alguém. Essas são algumas das manifestações corporais clássicas, das quais temos consciência, interpretamos e aceitamos.

Mas quando o nosso corpo nos dá outros sinais, menos evidentes?

A verdade é que nem sempre damos valor aos sinais mais subtis, e deixamos a coisa andar, movidos por outros motivos, seja negação, falta de tempo, vícios ou traumas. Mas podemos mudar isso.
Como podes aprender a escutar mais o teu corpo?

#1 É uma espécie de intuição - sabes aquele sentimento de que algo não está a bater certo? (Hmm, aqui há gato!..) O corpo dá-te pequenos sinais intuitivos a que deves estar atento. Não desvalorizes aquela sensação de desconforto, a dúvida discreta que se manifesta... dá-lhe um pouco de atenção mas também não a sobrevalorizes. Dá tempo ao tempo, e se persistir, talvez seja boa ideia repensares o que não está bem.


#2 Experimenta a meditação para relaxar o corpo - existem várias técnicas de meditação que te podem ajudar a escutar o corpo. Uma dela é a meditação para relaxar o corpo, que eu conheci através do Daniel Goleman. Na prática, esta técnica consiste em ires efectuando um "scane" ao longo do teu corpo. Ao sentires cada parte isolada, consegues interpretar em qual tens, por exemplo, uma dor ou desconforto, e trabalhar sobre ela, de forma a aliviá-la e sentires-te melhor. Quando a fiz posso dizer que foi muito poderosa... trazia um grande peso na zona do peito mas não tinha real noção dela. Ao "scannar" essa zona, é que me apercebi o quanto estava tensa e com problemas para resolver que me apertavam o coração.

#3 Desconecta-te - não há forma de escutar o teu corpo de verdade se não te desconectares. Na correria do dia-a-dia, apesar de sentires desconforto, incómodo, irritação, não consegues fazer uma auto-avaliação cuidada sobre a forma como te sentes. Pára um pouco, tira alguns momentos só para ti e para o teu corpo... lembra-te que ele é o teu templo e deves cuidar dele.

Saber escutar SEMPRE o nosso corpo é tão  importante, que se lhe prestares a devida atenção, vais surpreender-te com tanto que ele tem para te dizer.

Comentários