Será que as tuas verdades são mentiras?

O que é para ti uma verdade? Quais são as grandes verdades que tens na vida? E se eu te desafiasse a questionares as tuas verdades, porque é provável que muitas delas sejam mentira?

O termo ver.da.de tem origem no latim veritas e significa realidade, sinceridade, oposição ao erro, ilusão e mentira.

Verdade é, por isso, aquilo em que acreditamos como sendo certo. Existem verdades que deixam de o ser em algum ponto da nossa vida, outras que são estruturais e nos acompanham para sempre e outras ainda que não nos deviam acompanhar. É sobre essas "mentirosas verdades" que gostaria de vos falar hoje.


PORQUE COMECEI A QUESTIONAR AS MINHAS VERDADES

Foi a partir do processo de coaching que eu comecei a questionar as minhas verdades. Há medida que fui realizando sessões e sendo desafiada a entrar em ação para alcançar o objetivo a que me propus, comecei a sentir uma enorme resistência. 

Não que eu estivesse à espera de que o processo fosse algo fácil e, pensava eu, estava pronta para sair da zona de conforto e fazer diferente. Só que, quando o entrar em ação significava ir contra algumas das minhas verdades, o meu instinto foi de achar que o que me era pedido estava errado e não fazia sentido. 

Felizmente, tive a humildade de confiar na profissional que estava a trabalhar comigo. Mesmo que achasse que o que era pedido era rídiculo, que me colocasse numa posição desconfortável, segui em frente e fiz.

E pouco tempo bastou para eu perceber que algumas das minhas verdades não eram, afinal, verdades da minha essência. Eram verdades aprendidas socialmente e que eu nunca questionara.


COMO COMEÇARES A QUESTIONAR AS TUAS VERDADES

Questionar as verdades é um exercício profundo de auto-conhecimento que tem proporciona mudanças reais na vida. Seguem algumas dicas para te ajudar a começar neste processo.

#1 Questiona, questiona, questiona - O processo para questionar as verdades começa, obviamente, com a capacidade de questionar tudo. Tens de partir da premissa humilde de que aquilo que assumes como certo, pode não ser. Por exemplo, imagina que tens a verdade de que "Para um amor ser verdadeiro tem de existir ciúme". Esta pode não ser uma verdade tua, mas algo que apreendeste no ciclo familiar e, posteriormente, em relações que tiveste. No fundo, tu não acreditas nisso, mas não o sabes porque nunca te questionaste sobre isso. Ou seja, a "verdadeira verdade" está escondida no inconsciente e camuflada por uma "mentirosa verdade".

#2 Partilha e ouve - ao assumires uma postura humilde de questionamento das tuas verdades, é muito importante entrares em contacto com outros pontos de vista. Por muito confortável que seja estarmos com aquelas pessoas que nos ouvem, entendem e percebem tudo o que pensamos e sentimos, também elas podem partilhar das mesmas "mentirosas verdades" do que nós. É por isso essencial, estarmos com outras pessoas com perspectivas diferentes das nossas. Essas interacções são valiosas porque, das duas uma: ou percebes que aquela verdade é mentira ou que é uma verdade estrutural. 

3# Conecta-te contigo mesma - e se a probabilidade de a "verdadeira verdade" estar escondida no inconsciente, é preciso um trabalho de reconexão contigo mesma, para silenciar o ego e conseguires ouvir a tua essência. A meditação é uma prática excelente para o conseguires, mas também podes sentir-te mais alinhada contigo mesma, ao fazer actividades que gostes como, por exemplo, fazer uma caminhada na natureza, olhar para o mar ou mesmo fazer uma corrida.

#4 Pede ajuda profissional - para além das opiniões informais, é muito importante conversares com alguém profissional nas áreas do comportamento e psique humana: um coach, um terapeuta, um psicólogo, ou outro que te faça sentido. Isto porque eles têm uma visão mais imparcial e uma experiência que te pode ajudar no processo de questionamento da verdade. Se quiseres, podes começar por falar comigo!

4# Faz, pensa, sente diferente - a maior parte das verdades têm de ser postas à prova. Ou seja, apenas conseguimos alterá-las quando nos confrontamos com elas e nos dispomos a mudá-las. Imagina que estás numa relação e que, mais uma vez, tens em ti a verdade que "Para um amor ser verdadeiro tem de existir ciúme". Quando te vês perante uma situação que traga essa verdade ao de cima, vêm com ela uma série de pensamentos e emoções. Suponhamos que pensas "Se ele não sente ciúmes é porque ele não gosta de mim" e que sentes "Um nó na garganta e o coração apertado". Esses pensamentos e emoções estão de tal forma ancorados a essa verdade, que te levam ter um comportamento-típico e compulsivo como "Olhar para outros homens para chamar a atenção". Quando entendes quais os gatilhos que despoletam cada um dos momentos, e qual a verdade que está por detrás deles, a mudança torna-se possível. Procura alterar alguns pensamentos, emoções e acções, para tentares perceber se estás perante uma "mentirosa verdade" ou uma "verdade estrutural".
Este exercício pode ser particularmente desconfortável e doloroso, o que é perfeitamente natural. Afinal, aquela verdade existe em ti há tanto tempo que enfrentá-la traz uma sensação de estares a "matar" uma parte de ti. Mas insiste, persiste e, se gradualmente o teu coração te for dando sinais de que é por ali, a "verdadeira verdade" vencerá!

Tens o hábito de questionar as tuas verdades? Ou isto é algo novo para ti? Estarias disposta a fazê-lo para descobrir as "mentirosas verdade"?
                         

Photo by Daniel Spase on Unsplash

Comentários

  1. Ui.... não tenho eu feito outra coisa ao longo deste ano! Já deixei cair por terra tanta "verdade", sobre mim e o mundo que me rodeia...
    Na verdade é um processo longo, que já vem sendo feito há alguns anos mas que começa a dar frutos agora.
    Nada como desconstruir ideias feitas e questionar para crescer!
    Excelente artigo Sofia! Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a forma simples como colocaste um assunto tão importante como as nossas crenças :D
    De facto, das coisas que têm feito imensas diferenças na minha vida, esta é um delas: a interrogação das tais "verdades".
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sofia,

    Excelente post.
    Gostei dos passos citados. O questionamento e a reflexão são muito importantes, pois são o básico para tais mudanças. Além disso, é necessário muita determinação e interesse, pois mudar paradigmas nunca é fácil.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário