O dia em que fui aprender a meditar

´

Todos nós já ouvimos falar da meditação e dos benefícios inerentes à prática da mesma. Mas, sejamos sinceros, no corre-corre do dia-a-dia acabamos por concluir que não temos tempo para meditar.

Mas, será mesmo que não temos tempo... ou não estamos predispostos?

Esta questão acompanha-me há uns tempos e, concluo que é mais por falta de predisposição do que de tempo.  

Já fiz meditação algumas vezes, mas de forma irregular. Já tentei arranjar um horário para praticar mas nunca consegui criar o hábito. Como gostava muito de mudar isso, não de uma forma radical, mas introduzindo a prática, pouco a pouco, no meu quotidiano, resolvi fazer algumas pesquisas no Google para encontrar algo que me ajudasse. Foi assim que conheci o Templo Kadampa de Sintra e o workshop a que fui: "Aprender a Meditar".

Como aprender a meditar?

Este workshop foi muito produtivo para mim e por isso quero partilhar contigo algumas das coisas novas que aprendi.

Muitos dos artigos que leio na Internet e em livros falam da prática em si: do modo correcto de sentar, a concentração na respiração, a prática diária, o  espaço adequado. Mas para além da prática em si, outras coisas há a ter em conta para se aprender a meditar - sem elas, a meditação é uma actividade e não algo que nos faz evoluir enquanto pessoas. 

#1 Meditar não é relaxar - meditar não é relaxar, apesar de poder gerar relaxamento. Meditar é uma actividade que exige esforço, foco e concentração. Entender que a meditação é uma prática exigente permitiu-me diferenciá-la de vez do relaxamento puro.

Dica: se escolheres meditar de manhã, faz uma pequena actividade antes. Toma um banho, faz uns alongamentos, dá uma volta ao quarteirão. Assim, estarás preparada para uma prática de meditação com foco e concentração.

#2 Meditar não é "estar alerta" nem "estar a dormir" - ao meditar aprendes uma nova forma de estar - o "estar vigilante". Muitos de nós vive entre um estado de alerta (assim que acorda) e um estado de dormir (quando vai para a cama). Com a meditação introduzes um novo estado na tua vida, intermédio, em que estás vigilante e focado no que se passa com o teu corpo e mente.

Dica: semicerra os olhos quando meditas, não os feche. Isto ajuda a manteres-te focado e a não ter sono.


# 3 Meditar é altruísta - esta dica deu-me uma nova visão sobre a meditação. A meditação não é apenas para teu benefício. É algo que constróis a partir de ti, também para beneficiar os outros. Medita com intenção. Medita para te aperfeiçoares e contagiares os outros.

Dica: Reserva um momento da tua meditação para dedicar com intenção que a tua prática beneficie a tua família, amigos, colegas de trabalho e comunidade. Um pequeno gesto para contribuir para um mundo melhor. 

#4 Meditar não acaba no acto em si - e tudo isto da meditação não faz sentido se a encerrares ao fim de 15 minutos de prática. O que acontece durante a meditação, a disciplina que consegues ter sobre o teu corpo e mente devem ser levados para o teu quotidiano, para que possas agir de forma diferente sobre as coisas.

Para qualquer curioso, posso garantir que o Templo Kadampa de Sintra é um espaço lindo que emana uma áurea especial. Sabe bem lá estar. E como eles têm o lema de "Todos são bem vindos" é fácil encontrar pessoas muito diversas o que ainda enriquece mais toda a experiência. Eu, certamente, irei voltar.

No final do workshop foi lançado o desafio de meditar durante 30 dias - e consegui.

Se quiseres saber mais sobre meditação lê o Guia Prático da Meditação.

Imagem: Templo Kadampa de Sintra


------------


Segue também no Bloglovin e Facebook 

Comentários

  1. Olá Sofia!
    Antes de mais quero dar-te os parabéns pelo excelente cantinho que aqui tens! Acabei de o descobrir e já estou fã!
    Adorei ler este teu post, achei-o mesmo muito interessante. Sou praticante de Yoga e meditação. Mas gostava de me dedicar ainda mais à meditação! Agora em Fevereiro vou fazer um workshop de meditação e confesso que estou deserta. Pois como mencionei quero muito dedicar-me a ela. Mas sei que ainda tenho muito a aprender.
    Beijinho e obrigada pelas partilhas que aqui fazes no teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Eu também ainda estou a dar os primeiros passos. Agora estou a fazer um desafio de meditar todas as manhãs, durante um mês, no seguimento do que aprendi neste workshop. Depois tens de contar como correu o teu e se te lançaram também um desafio :)
      Yoga também já pratiquei mas agora parei...quem sabe um dia regresse :)
      Beijinho e espero ver-te por aqui muitas mais vezes*

      Eliminar
  2. Vais ver com toda a certeza, identifiquei-me bastante com o que partilhas aqui.
    Se tiveres que voltar ao Yoga vais voltar na altura certa. Eu pratiquei durante alguns meses há uns anos atrás e depois deixei. Há cerca de dois anos e tal que voltei e sinceramente agora já não me vejo sem esta prática.
    O meu workshop será dia 21, depois partilho o que achei.
    Boa sorte para o desafio a que te comprometeste, eu acredito que quando queremos muito uma coisa o universo conspira a nosso favor e as coisas acontecem!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Catarina :) Beijinho enorme e aguardo novidades*

      Eliminar

Enviar um comentário