Como fazer menos e obter mais significado na vida - review do livro "Do Less Get More, Sháá Wasmung"


do less get more

Terminei agora de ler o livro da Sháá Wasmund "Do Less Get More", que em português é qualquer coisa como "Faz menos e obtém mais". Gostei bastante e por isso decidi fazer o meu primeiro review literário (ahah).

O que diferencia este livro de outros que já li é a forma directa e descontraída como ela aborda assuntos tão importantes, como potenciar e melhorar a nossa vida. Além disso, tem um design muito giro, em tons de roxo e ilustrações divertidas.

O objectivo principal do livro é o de eliminar o desnecessário da nossa vida e focarmos-nos naquilo que é essencial. Ao fazê-lo, a autora acredita que conseguimos encontrar o nosso propósito de vida e aquilo que nos faz felizes. 


what really matters
Algumas das ideias sugeridas pela autora não são novas, já as tinha lido em outros livros e artigos. O que achei diferente neste livro dos demais (e a razão pela qual gostei tanto dele) foi o facto de ser tão "straight to the point" e de condensar o que é dito em cada capítulo em listas objectivas.

Partilho contigo algumas das ideias-chaves que reti e que estou a implementar na minha vida:

#Não caias na armadilha da "ocupação" - quando estamos presos na "ocupação" do dia-a-dia, esta até pode ser bastante conveniente. Afinal, não temos tempo para nos confrontarmos com questões incomodativas como "O que é que realmente eu quero?" ou "O que é que eu adoro fazer?". Mas se tivermos a coragem de parar um pouco e responder a estas perguntas com honestidade, talvez percebamos que 90% do nosso tempo é gasto a fazer coisas que não nos leva a nenhum sitio excepcional.

# Não caias na armadilha do "quando" - depois da armadilha da "ocupação" vem a armadilha do "quando". "Quando tiver dinheiro", "quando acabar o curso". Facto é que nunca estamos 100% preparados para fazer as coisas e por isso o momento certo é agora. Fazer algo diferente implica sair da zona de conforto e isso pode ser bastante desconfortável, mas só assim as coisas começam a mudar. Não é necessário fazer tudo de uma vez, dá passos pequenos e define-os de forma objectiva e mensurável.

# Não sejas prisioneira da tua própria história - muitos de nós crescemos a acreditar que temos de seguir um plano, e é algures aí, que nos esquecemos dos nossos sonhos. Mesmo que esse plano já não tenha nada a haver connosco, continuamos a segui-lo. Afinal, é isso que esperam de nós. Não sejas prisioneira da tua própria história, se ela te faz infeliz. A vida é curta demais para se viver uma história à qual nãão pertencemos.

# Tem medo, mas vai à mesma - onde encontramos o medo é onde encontramos os sonhos. Seguir os sonhos, sermos quem realmente somos, implica honestidade e coragem. Coragem para derrubar medos que, muitas vezes, não são reais, mas percepções que fazemos da realidade. Mas viver de verdade é isso mesmo: ter medo e ir à mesma.

# Less is more, menos é mais - é tempo de simplificar e impulsionar uma mudança na nossa vida. Sháá defende que devemos:
Filtrar (o que é importante)
Eliminar (deixar ir o que não é)
Prioritizar(aquilo que realmente importa)
Focar (fazer o que realmente se ama e fazê-lo bem)
LESS IS MORE = MENOS É MAIS

what really matters

Mas como consegui-lo? Sháá fala de várias formas para simplificar e obter mais significado da vida: aprende a dizer não, confia nos teus instintos, sabe quais são os teus pontos fortes, cria objectivos e planos de acção mensuráveis para eles são apenas alguns dos exemplos.


------------
Segue também no Bloglovin e Facebook 

Comentários

  1. Como eu adoro sugestões de livros com temas que me interessam!
    Muito obrigada pela partilha, beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  2. Estou adorar o teu blogue. :) Estranhamente (ou não) era mesmo de ler algo assim que eu precisava. :P
    Ganhaste uma leitora assídua. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Purpurina, também estou a gostar muito de te ler.
      Volta sempre que quiseres (e precisares!)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário