O que as dificuldades podem fazer por nós?, por Catarina do Mundo da Alice

 
E continuam as contribuições das bloggers que me deixam mais feliz. Depois de contar com os maravilhosos textos da Mafalda, Anabela e Mariana, é a vez de uma das bloggers que mais me inspiram partilhar um pouco da sua felicidade connosco - falo da Catarina do Mundo da Alice (se não conhecem, espreitem, vale a pena!!). Obrigada :)

Se também quiseres escrever aqui no blog sobre um tema que gostes e que de alguma forma vá ao encontro do tema nuclear (felicidade) entrA em contacto para o email seraindamaisfeliz@gmail.com 
------------------------

O que as dificuldades / problemas podem fazer por nós?

Tanto ou mais do que possamos imaginar.

Esta pode parecer uma resposta parva mas é a mais pura das verdades.

Quantos são aqueles que se questionam pela razão pela qual estão a passar por este ou aquele problema. Que se vitimizam pela situação que estão a viver e fazem disso a sua razão atual de vida. Não aceitam, brigam com eles próprios e com o resto do mundo, dizendo que só a eles é que acontece coisas assim, que não têm sorte nenhuma na vida. E que se fosse com fulano ou sicrano  não seria assim. Porque só os outros é que têm sorte.
Passam mais tempo a queixar-se do que propriamente a pensar em solucionar ou ultrapassar o que lhes está a acontecer.

Ponto nr. 1 
As dificuldades/problemas surgem a todas as pessoas.

Ponto nr.2
Vão surgir sempre.

Ainda bem que assim acontece pois todos precisamos de aprender, de crescer, de evoluir e passar ao patamar seguinte. E é na altura de mais dificuldades que aprendemos as melhor lições de vida. 
Claro que só lhes damos o devido valor quando a tempestade passa e o sol volta a brilhar.

Por exemplo, uma pessoa que aparentemente é saudável, de repente é lhe diagnosticada uma doença de fígado. Ela pensa: mas eu nem bebo... 
Mas no fundo era uma pessoa que se alimentava muito mal, não tinha qualquer cuidado com a alimentação e só comia porcaria.  Depois do diagnóstico tem de fazer uma dieta super regrada. Com isso vem o conhecimento do vasto mundo da alimentação e de um modo de vida saudável. A isto segue-se  uma paixão imensa por esse mundo.
Moral da história: foi preciso ficar doente para começar a tratar de si. Saúde e alegria, que maravilhosa união!

Outro exemplo, uma pessoa vive anos com outra uma série de anos, é mal tratada, é infeliz e ainda assim aprisiona-se anos. Há um belo dia que consegue libertar-se e vai à sua vida. Jura que nunca mais quer ninguém ao seu lado. Isso não acontece. Num belo dia há alguém que se cruza na sua vida, apaixona-se e vive o mais belo amor no seu verdadeiro estado.
Moral da história: se não tivesse passado por uma má relação talvez hoje não soubesse dar valor ao que tem, talvez até nem tivesse conhecido outra pessoa.

Podia nomear tantos outros exemplos... Semelhantes ou diferentes.. Aposto que ao ler isto se estão a lembrar de alguns.
Tudo isto para comprovar que realmente que as dificuldades/problemas fazem parte. Ajudam-nos mesmo e podem fazer tanto por nós!

E o que podemos fazer nós  quando a vida nos apresenta um destes obstáculos que nos derrubam, nos fragilizam, nos tiram o chão??

* Começar por nos queixar, achar que somos os mais azarados e que não temos sorte nenhuma é sem dúvida uma opção. (Neste momento da minha vida não era certamente a minha.)

* Aceitar que estamos perante uma fase complicada é sempre uma excelente escolha.
Claro que dentro disto também há tristeza, lágrimas, solidão e uma necessidade de isolamento. É necessário e faz parte que assim seja. É necessário para que haja reflexão. A seguir sim é importante que surja a aceitação.

* Agir é o passo seguinte. Ver o que podemos fazer para resolver ou pelo menos agilizar a situação.

* Focarmos-nos em todas as coisas boas que nos rodeiam. Sejam elas pessoas, trabalho, hobbies, modalidades desportivas, meditação, na nossa casa, quintal, jardim, qualquer coisa..., desde que seja algo que nos transmita alegria. Acreditem que há sempre algo bom que nos rodeia, é importante valorizar, agradecer por isso.
Ao fazê-lo estamos a carregar baterias,  de baterias carregadas a nossa visão sobre o que está acontecer fica mais clara, começamos a perceber o que a vida nos tinha reservado, conseguimos ver a lição que a vida nos está a emitir, tudo fica mais fácil, posso garantir-vos.

Nem sempre vai ser fácil,  a vida nem sempre é fácil, mas mentalizem-se é assim que tem de ser.  Muitas vezes demora para aprender, mas se nos focarmos no lado bom que todos nós temos fica mais fácil a espera. E para além do mais, a vida acaba sempre por se resolver.

A lição chega ao destino final,  chega a nós! 
E depois de chegar qual é o verbo que temos de conjugar???
Vou dar-vos uma ajuda. É um verbo que devemos conjugar todos os dias da nossa vida.
Sim é esse mesmo que estão a pensar.
É sempre o mesmo.
Agradecer!

With love,

Catarina.

Breve Bio:
Olá! Eu sou a Catarina e o Mundo da Alice é o meu cantinho. É aí que partilho pequenas coisas do meu dia a dia, a minha maneira de ver, viver e sentir as coisas. Tenho como lema de vida para o meu dia-a-dia, procurar alegria e inspiração nas pequenas coisas que me rodeiam. Agradecer por elas e deixar que esse sentimento se transporte para a minha vida.

Comentários

  1. Agradeço (gosto de agradecer, todos os dias),
    por estas sábias palavras, que me chegaram agora mesmo ao ❤...
    Bem haja, Sofia Mais Feliz!

    (e agora vou agradecer à Catarina...) 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. agradecer é um ótimo principio para diminuir os problemas. É ver o lado bom das coisas, mesmo nos tempos mais desafiantes! Bjs*

      Eliminar
  2. Olá Sofia :)
    Gosto deste tipo de blog, a partilha de tão grandes valores que nos fazem despertar .Cada vez mais é isto a que dou valor, aprender a ser feliz com o que temos, agradecer o que eu temos e o que não temos .
    Continuar a sonhar, sim porque eu preciso de sonhar para ser feliz e ter sempre objectivos .
    E sim hoje pode estar escuro e a chover, mas amanha há sempre um novo dia e o sol há de brilhar.
    Tem uma boa semana e tens me como tua seguidora
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata Lulu, pelo teu comentário. Beijinho enorme :)*

      Eliminar
  3. Desculpa !
    A Catarina é uma a miga minha que tive o prazer de conhecer pessoalmente em 2016 e ela é mais uma bênção na minha vida.
    Adorei as dicas, sempre tão assertivas
    bjs para as duas
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual desculpa? Agradeço imensamente por leres e comentares e espero ter o prazer de te ver por aqui mais vezes :)
      Não a conheço pessoalmente mas inspira-me sempre com as suas palavras!
      Beijinho!

      Eliminar
  4. Fantástico Sofia :)
    Mais uma bela entrevista que nos trazes da nossa amiga Catarina :) Umas palavras, tão verdadeira :)
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Catarina é sempre inspiradora e, mais uma vez, não desiludiu :)
      Beijinho enorme Sandrinha!

      Eliminar
  5. Gostei muito e concordo com tudinho. Estou a trabalhar na aplicação destas palavras (a parte mais desafiadora e a melhor).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um desafio, mas o que seria a vida sem desafios? ;) O mais importante é genuinamente tentarmos ser a melhor versão de nós mesmas, dia após dia! Beijinho!!

      Eliminar
  6. Gostei mesmo muito, é inspirador, ajuda á reflexão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Catarina é inspiradora porque apenas transmite o que ela é. Quando há sinceridade nas palavras, não há como não o sentirmos. Beijos!

      Eliminar
  7. É assim mesmo Catarina.
    sempre inspiradora com as tuas mensagens.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Obrigado obrigado obrigado ❤.
    A ti querida Sofia por acreditares na força das minhas palavras e por todo o teu carinho. E a todas as meninas que comentaram obrigada pelas vossas palavras tão inspiradoras e pelo vosso carinho.
    Beijinhos a todas ♥🎀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que estou grata a ti minha querida, por teres aceite o meu humilde convite. E, como não podia deixar de ser, foste inspiradora!
      Beijinhos enormes!

      Eliminar
  9. Gostei muito de ler estas palavras sinceras e genuínas. Agradecer é um verbo muito bonito e que devia ser pronunciado muitas vezes. Ser grato à vida, às pessoas que nos fazem bem, aos momentos que vamos colecionando ... Gratidão! Todos nós temos imensos motivos para agradecer ;)

    Beijinhos e parabéns às duas

    ResponderEliminar
  10. As palavras da Catarina são sempre uma inspiração. E um exemplo a seguir, pois contêm muita verdade.
    Parabéns pela escolha Sofia :)
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  11. Não conheço pessoalmente a Catarina (com muita pena minha) mas sigo o blogue dela e as palavras dela são uma miscelânea de transparência, sinceridade, inspiração e motivação. É gratificante saber que pessoas como ela existem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário