Como concretizares (de vez!) as tuas resoluções de ano novo

Já estamos na última semana do mês de fevereiro, aquela altura em que te apercebes que o início do ano já lá vai, e que as tuas bem intencionadas resoluções de ano novo, não estão a ser cumpridas como gostarias. 

Mas não estás só! A percentagem de pessoas que dão seguimento às suas resoluções de ano novo é ínfima, ronda os 10%. Se há esperança para dares seguimento ao que delineaste no inicio do ano? Claro que sim!

Para te ajudar a deixar de fazer parte dos 90% que morrem na praia, juntei 7 dicas para levares as tuas resoluções de ano novo a bom porto. Lê até ao final, porque juntei ainda um pequeno guia prático para começares já hoje a dares seguimento aos teus planos.

7 dicas para concretizares (de vez!) as tuas resoluções de ano novo

#1 Cria vários tipos de resoluções - as resoluções de ano novo, resumem-se, geralmente, a "grandes resoluções": mudar de emprego, mudar de casa, mudar de vida. Por serem resoluções que demoram a concretizarem-se, agarrares-te apenas a elas, irá deixar-te frustrada. Por isso, é vital que cries vários tipos de resoluções: grandes, médias e pequenas.

#2 Define "baby steps" - além de definires vários tipos de resoluções, é importante definires, para cada uma delas, "baby steps". Na prática, são os passinhos a dar para alcançares determinada resolução. Para ti, é comum traçares 1001 planos na tua cabeça, que não se materializam em nada? É porque te falta um plano de ação. E sem ação, nada acontece.

#3 Coloca tudo no papel - ou no telemóvel. Seja como for, escreve as tuas resoluções e de que forma queres atingi-las. Ao fazê-lo, além de estruturares e organizares as tuas ideias (resoluções e baby steps), provavelmente irás gerar outras novas.

#4 Começa a agir, com foco - o perfeito é inimigo da perfeição e, por isso, o mais importante é começar. Depois de traçares os "baby steps", é altura de lhes dares prioridade, porque é impossível fazer tudo ao mesmo tempo. Escolher o que fazer, e manter o foco nisso, é essencial para agir e ter resultados.

#5 Mentaliza-te: vais auto-sabotar-te - é importante teres consciência de que a tua mente vai fazer de tudo para te auto-sabotares. Vai dizer-te que não és capaz, que não vale a pena, que mais vale desistir. Com essa consciência, vais conseguir encontrar mecanismos para lidar com essas situações. Por exemplo, podes começar a trautear uma música que te deixa feliz, sempre que um pensamento desses te surgir.

#6 Compromete-te contigo e com os outros - uma das formas das resoluções ganharem força é através do compromisso. Este tem de ser feito, em primeiro lugar, contigo mesma, mas, muitas vezes, ajuda muito fazê-lo também com os outros. Partilhar aquilo que queres fazer, reforça a tua responsabilidade de fazer acontecer.

#7 Tem-te a ti como referência - é muito importante que não exista comparação com os outros na concretização das resoluções de ano novo. Não estou a dizer que não te devas inspirar ou aspirar atingir algo que outra pessoa tem ou é, desde que, nunca em tempo algum, te esqueças que a referência-base de comparação és tu.

Guia prático para começares hoje a concretizar as tuas resoluções de novo ano

Queres começar já hoje a concretizar, definitivamente, as tuas resoluções de ano novo? Então, sugiro alguns passos que, comigo, funcionam muito bem:

     - Escreve todas as resoluções de ano novo em formato de papel ou digital
     - Dessas resoluções, divide-as em "resoluções grandes", "resoluções médias" e "resoluções pequenas";
     - Tens vários tipos de resoluções? Ou só resoluções grandes? Revê e cria vários tipos de resoluções;
     - Para cada resolução, cria um pequeno plano de ação, com alguns "baby steps" - que passos tenho de dar para atingir aquela resolução?
     - Prioriza as resoluções e respetivos baby steps - não podes fazer tudo ao mesmo tempo! Em caso de dúvida, escolhe os que são mais importantes naquele momento ou os que mais alterarão a tua vida;
     - Age, mantendo o foco, com compromisso e tendo-te sempre como referência-base;
     - Arranja forma de ires acompanhando o teu progresso - eu gosto de fazer lista e de ir colocando "certinhos" sempre que alcanço algo;
     - Festeja cada pequena vitória - cria um pequeno ritual de auto-comemoração por cada baby step alcançado;
     - Permite-te, sempre que quiseres, a reformular resoluções e baby steps;
     - Maravilha-te com a quantidade de resoluções que vais concretizar 😀

E lembra-te: tudo começa com o primeiro passo. Estamos juntas!

Photo by Nine Köpfer on Unsplash

Comentários