Como consegui a meditar durante 30 dias


Em O dia em que fui aprender a meditar falei sobre a minha experiência no Templo Kadampa de Sintra e como ela me deu uma nova visão sobre o que é meditar. A verdade é que aquele workshop mexeu comigo, ao ponto de aceitaro desafio proposto pelo professor residente Gen Togden: meditar durante 30 dias.

Confesso que pensava que não ia ser capaz de o fazer mas percebi que quando se quer, consegue-se. E hoje faz um mês que comecei a meditar todos os dias.

Como consegui meditar durante 30 dias?

1. Ter real motivação - já tentei fazer meditação várias vezes mas desistia sempre. Percebi que esta foi a primeira vez em que me senti realmente motivada a fazê-lo. E isso, faz toda a diferença! De nada te vale te encherem os ouvidos sobre os benefícios da meditação se tu, dentro de ti, não te sentires verdadeiramente impelida a fazê-lo.

2. Começar pequenino - uma das razões pelas quais consegui cumprir este desafio foi por ter sido bastante realista em relação ao que me propus: durante a semana acordar 30 minutos mais cedo e meditar durante 15. Ao fim-de-semana repetir o método ou, se tiver mais tempo, alongar-me um pouco mais.

3. "O mais dificil é começar" - mantendo este pensamento, consegui manter a motivação, mesmo quando a cama quente me seduzia a ficar mais uns minutos. Ter esta consciência de que se torna mais fácil a partir do momento em que se torna um hábito, ajuda mesmo. E a verdade é que ficou!

4. Não desistir - durante 30 dias, não meditei 2 deles. Admitir as nossas fragilidades é muito importante, desde que não desistamos do nosso objectivo. Há dias mais dificeis e, neste caso, tive 2 dias completamente impossíveis. Mas o mais importante é continuar a praticar.

A minha prática simples de meditação diária:
- Levanto-me 30 minutos mais cedo - coloco uma música suave para acordar (e tento banir o snooze)
- Lavo a cara
- Faço 2 saudações ao sol para ganhar energia e esticar o corpo. Não sabes como fazer? Vê aqui: https://www.youtube.com/watch?v=wP9DIBgiZ1o
- Sento-me numa cadeira (obriga-me a estar mais desperta e espantar o sono)
- Endireito o corpo e semicerro os olhos (também espanta o sono, ao contrário de fechar mesmo os olhos)
- Dou várias respirações profundas para me conectar comigo mesma
- Liberto a respiração e começo a meditação

Se quiseres saber mais sobre a minha experiência com a meditação, lê este post sobre Meditação para ser mais feliz.

Se quiseres saber como a minha prática de meditação evolui lê o meu guia prático de meditação.

Comentários

  1. Olá querida Sofia!
    Conseguiste porque acreditaste que serias capaz! Parabéns, agora é continuar.
    Que engraçado ler agora este teu post, acabei de fazer um com o mesmo tema! Já fiz o curso de que te falei, e adorei a experiência! Eu já tinha o hábito de fazer meditação, mas com o curso intensificou-se ainda mais!
    Excelente post minha linda.
    Beijinho grande e boa semana.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Sem dúvida que a força de vontade é o principal motor para as coisas acontecerem.
      Assim que tiver oportunidade vou ler o teu post, para saber como correu a tua experiência.
      Mesmo depois destes 30 dias eu continuo a minha prática de meditação e estou até tentada a experimentar um "outro nível" de meditação. A ver vamos se me aventuro :p
      Obrigada pelos teus comentários, cheios de boa energia.
      Beijinho e boa semana também para ti!

      Eliminar

Enviar um comentário