A arte de agradecer (e ser mais feliz)

Todos queremos ser mais felizes, esse é um desejo transversal ao ser humano, que o tem acompanhado ao longo da sua evolução. Mudam-se os hábitos, mudam-se as vontades mas mantém-se sempre o desejo de ser feliz.
E se há formas de ser feliz que vão mudando com o tempo, outras existem que, de tão simples quanto poderosas, são intemporais e têm o dom de transformar a nossa vida.
Confesso que durante algum tempo fui céptica a esta forma de ser feliz. Como é que algo tão simples vai revolucionar a minha vida? Mas a verdade é revolucionou.
A forma simples e poderosa de ser mais feliz é a arte de agradecer.

#1 Agradece genuinamente - Não basta agradecer só porque sim, tens de agradecer com o coração. Pensa nas coisas que tens na tua vida (mesmo aquelas que tomas por garantidas) e agradece por todas elas. Vais perceber que a tua vida é muito mais abençoada do que pensas.

#2 Pratica todos os dias - agradecer parece fácil, mas há que fazê-lo com intenção e de forma regular. No inicio pode ser difícil mas acabas por criar o hábito e passas incorporar a "arte de agradecer" no teu quotidiano.
Desafio de 1 agradecimento por dia: A forma simples que encontrei para praticar a arte de agradecer é o de escrever um agradecimento por dia. Para já é um projecto de 1 ano, onde coloco algo pelo qual estou agradecida - podem ser agradecimentos simples ou mais elaborados, sobre coisas boas ou menos boas.

#3 Troca um "eu não tenho" por um "eu agradeço" - sempre que os teus pensamentos te levarem a pensar em algo que não tens, consciencializa-te desse momento, e reforça-o de seguida com um agradecimento. Sê implacável com os teus pensamentos, não os deixes lamentar e lamuriar, e pouco a pouco, vais sentir que tens mais, que a tua vida está mais preenchida, apenas porque aprendestes a valorizar as coisas de outra forma.
"Não tenho este par de calças da nova colecção" por "Agradeço por ter tanta roupa que gosto"
"Não tenho este emprego de sonho" por "Agradeço por ter trabalho e saúde para exercer a minha profissão"

#4 Agradecer de dentro para fora - ao praticares a arte de agradecer internamente, partilha-a com o mundo. Sê gentil e agradecido com as pessoas - gratidão gera gratidão!

A arte de agradecer é um trabalho incrível de auto-estima e de altruísmo - se as pessoas soubessem agradecer mais, viver seria muito mais agradável. A verdade é que não conseguimos mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte... e ser mais felizes :)

Comentários