O que fazer quando não sabes que caminho seguir?


Não saber que caminho seguir... aposto que é uma dúvida que já te atormentou. Quando chegas a uma encruzilhada, escolher é um verdadeiro desafio. Nessas alturas,  gostarias de saber o que te espera no fim de cada um dos caminhos, pois isso evitaria escolhas erradas ou a ansiedade que a dúvida te provoca.
Mas não há como evitar: nem a dúvida, nem o ter de decidir sem saber onde te leva aquele caminho. E mesmo quando não fazes nada.. é uma decisão.
Neste momento sinto-me assim - sem saber para onde ir. E esta dúvida surgiu sem eu estar à procura dela. Normalmente é assim, as dúvidas e as respostas surgem em momentos inesperados, quando estou distraída.


Então, o que fazer quando não sabemos que caminho a seguir?

Tenho aprendido que existem algumas coisas que funcionam quando estou perante uma indecisão ou simplesmente sem saber que passo dar a seguir.

1. Tira um tempo
Tirar um tempo para pensar racionalmente sobre o assunto. Dificilmente conseguirás chegar às respostas que queres neste processo, o mais provável é que cries ainda mais perguntas. Mas não deixa de ser um passo importante para dar maior profundidade ao problema. Fazeres uma lista de pós e contras pode ajudar.

2. Pede opinião
Pedir opinião a pessoas em quem confias é muito importante, porque elas têm uma perspectiva diferente sobre a situação, conseguem ser mais imparciais, pois estão "de fora". Pede opinião e aceita todas elas, mesmo que discordes. Saber escutar e assimilar para depois decidir, é fundamental.

3. Faz outra coisa


Desfocar do problema. Quando não consigo encontrar uma solução ao pensar racionalmente sobre o problema, simplesmente vou fazer outra coisa. Concentra-te nos teus hobbies, passa tempo com as pessoas que gostas e tenta não obcecar. Quanto mais tentares apressar uma resposta ou decisão, mais confusa ficas.

4. Faz algo diferente
Romper com o hábito leva o nosso corpo e mente a reagirem. Experimentar coisas diferentes tira-te da tua zona de conforto, desafia-te e leva-te a conheceres-te. Pára um momento para pensar o que podes fazer de diferente - experimentar aquele workshop? Ir aquele sitio novo? Fazer um novo caminho no regresso a casa? Telefonar aquele amigo antigo? Pode parecer estranho que estes gestos aleatórios te ajudem na situação que estás a viver, mas a verdade é que muitas vezes encontras respostas nos sítios mais improváveis.

Comentários

  1. Olá Sofia!
    Bem sei do que falas. De vez em quando a vida chama-nos à razão, e nem sempre da melhor maneira. Para mim isso significa que vem por aí uma nova lição de vida e isso é positivo. Há que tentar ver sempre o lado bom até das coisas más!
    Contornar as coisas é sempre a melhor opção e pelo que escreves vejo que é o que também tentas fazer.
    Logo logo vais sentir no teu coração por deves caminhar, e aí é altura de seguir em frente.
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Obrigada pelas tuas palavras... sei que sentirmos-nos confusos de quando a quando é normal, e acontece a todos. Mas sem dúvida que fazer estas coisas têm-me ajudado e muito a encontrar o caminho ou a ter algumas respostas.
      Como costumas proceder quando não sabes que caminho seguir?
      Um beijinho grande*

      Eliminar
    2. Minha querida acabei de passar por uma situação difícil e acredita que me senti sem rumo, deprimi durante 2 dias, lamentei-me e senti me a pior pessoa do mundo. Até que parei a pensar e perguntei a mim mesma se era aquilo que eu querida para mim. Pelo amor de Deus, eu tenho tantas coisas boas na minha vida, que desperdício de tempo estar a deprimir , e isso não me ia levar a lado nenhum. Na vida todos passamos por situações difíceis, que nos tiram a força e que se não fizermos nada só se vão arrastar e trazer-nos coisas más. E claro isso não é o queremos.
      Por isso o que faço quando algo não me corre bem, sinto a minha dor, é preciso também, de seguida aceito, é fundamental. Depois tento focar-me no que quero para mim, e penso em tudo de bom que me rodeia. E quando faço isso a gratidão inunda o meu coração. Quando nos sentimos gratos tudo se torna mais fácil querida, acredita! Depois inspiro, e expiro várias vezes e sigo em frente!!!!

      Eliminar
    3. Querida Catarina, acho que somos feitos de altos e baixos mas é reconfortante saber que todos nos sentimos sem rumo, de vez em quando.
      Também não sou de "perder" muito tempo neste estado, mas sei que ele faz parte de se ser humano.
      Também faço por agradecer o que tenho, a mim também me ajuda muito!
      Beijinho e obrigada*

      Eliminar

Enviar um comentário