As pessoas podem mudar?


Durante muito tempo achei que as pessoas não podiam mudar. Afinal de contas, é comum dizer-se que não se pode mudar ninguém e que quem faz uma vez, vai repetir o feito até o fim da sua vida.

Esta teoria que eu brilhantemente montei na minha cabeça, sempre me fez sentido, simplesmente porque nunca a questionei. Até o dia em que, por mero acaso ou epifania, resolvi pensar nas coisas de maneira diferente.


E se as pessoas pudessem mudar?


1# As pessoas não mudam se tu não o quiseres - Antes de responder a essa pergunta (do meu ponto de vista) é importante perceber que muito daquilo que vemos é aquilo que queremos ver. Neste sentido, se interiorizares que as pessoas não podem mudar, elas não mudam porque, mesmo que o façam, tu não o vais ver.

2# As pessoas não mudam se te vires como alguém estático - As pessoas não mudam se tu achares que também não podes mudar. E não falo de aceitar que evoluis como pessoa. Falo daqueles pontos da tua personalidade que te limitam mas que sempre te convenceste que não existia maneira de contornar porque, afinal de contas, "sempre foste assim". Mas será mesmo assim?

Não estou a dizer que todas as pessoas mudam. Há muitas que, infelizmente, não mudam mesmo. Mas há outras tantas que mudam sim, se tu deres oportunidade de as ver com um novo olhar, um olhar menos julgador e mais flexível.


É tempo de dar uma segunda oportunidade a ti mesma e às pessoas que te rodeiam, porque estamos longe de ser perfeitos mas, felizmente, estamos sempre a tempo de melhorar.


Recentemente, dei essa segunda oportunidade, e estou a ser tão surpreendida pela positiva... sinto-me, oficialmente, mais feliz!


Imagem: VisualHunt

Comentários