Rotina e Hábitos - Amigos ou Inimigos da Felicidade?


Num mundo em permanente mudança, onde tudo se altera ao segundo, é comum sentirmos que estamos sempre a perder alguma coisa.
Existe tanto para experimentar que damos por nós a desejar algo novo constantemente. Há sempre um local trendy a que toda a gente já foi (a contar pelas postagens recentes do Facebook), um país "a não perder" (documentado em fotos pela nossa a rede do Instagram), um novo skill para aprender (que os nossos contactos exibem orgulhosos no seu perfil do Linkedin). 
Sentimos que estamos sempre a perder alguma coisa e que se não estivermos a experimentar algo "novo", estamos a perder a oportunidade de ser mais felizes.

Mas afinal, a rotina e hábitos são amigos ou inimigos da felicidade?

#1 A novidade é sobrevalorizada - Aprendemos a sobrevalorizar a novidade, em detrimento da rotina e dos hábitos. Numa era em que o excesso de informação faz parte do nosso dia-a-dia, é difícil perceber o que realmente é importante para nós.

Facto: Nem tudo o que é novidade é para ti. Aprende a seleccionar o que tem mais significado para ti e aceita que ninguém pode ser, ter ou fazer tudo.

#2 "Somos animais de hábitos" - já ouviste dizer isto? É verdade. Somos animais de hábitos (uns mais que os outros) e os hábitos fazem parte de nós. Aceitar isso é compreender a nossa essência e, a partir dela, podermos ser mais e melhores.

Facto: Aceita que os hábitos fazem parte de se ser humano. A aceitação é meio caminho andado para te tornares mais amigo do que te é conhecido e, surpreendentemente, deixar-te-á mais predisposto para a novidade (sem te sentires assoberbada).

#3 Rotina e hábitos sem procrastinação - ter uma rotina e hábitos não significa procrastinar. Se tens tendência para procrastinar, vê aqui como começar a fazer as coisas. É importante sentirmos que estamos a evoluir, experimentando coisas novas e arriscando a sair da nossa zona de conforto. Mas, como em muitas coisas na vida, o segredo reside no equilíbrio

Facto: Rotinas e hábitos criam-te uma estrutura, uma rede de segurança para que, a partir delas, possas almejar e conseguir mais.


 Imagem: Unsplash.com 
------------
Segue também no Bloglovin e Facebook

Comentários

  1. Excelente post minha querida!!!
    Beijinho grande e bom fim de semana para ti*

    ResponderEliminar
  2. Com tanta informação disponível ao segundo, podemos por vezes sentir-nos assoberbados e "engolidos" em tanta novidade. É uma pressão constante e só depende de nós próprios cairmos nela ou não.
    Os hábitos e rotinas criam uma "rede de segurança" na nossa vida, mas como tu disseste, e bem, há que ter cuidado com a procrastinação e o comodismo que o conforto da rotina pode provocar.
    Beijinhos e bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Obrigada pelo teu comentário!
      O ideal é mesmo aprendermos a gerir da melhor forma a novidade/informação e rotina/hábitos, de forma a conseguirmos ser mais felizes. É uma gestão que tem que partir de nós e que é possível, apesar de não deixar de ser um desafio.
      Beijinhos e boa semana :)

      Eliminar
  3. Olá Sofia

    Realmente, somos invadidos por um caminhão de novidades e informações poucas vezes necessárias na nossa vida. Optei por não ter nada de facebook, instagran, snapshat,twiter, linkedin... só meu bloguinho um tanto esquecido de vez em quando, rs. Acredito na simplicidade de viver em paz consigo mesmo e, assim, consequentemente, com o mundo!

    Beijinhos

    Bia <°(((<

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bia,
      Parabéns por conseguires simplificar assim as coisas!... eu não o consigo fazer com essa eficácia, um pouco também pela área em que trabalho e que me obriga a estar algum tempo "on". Mas acho que dizes o essencial: acreditando na simplicidade, procuraremos, da melhor forma que pudermos e conseguirmos, ir conduzindo a nossa vida nesse sentido.
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Penso que rotinas e hábitos são sem dúvida amigos da felicidade :)
    Mas também sei que há pessoas que vêm as rotinas com maus olhos.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Não podia concordar mais, e por isso é que quisescrever este post, porque vejo muita gente a procurar sempre a novidade, quando a rotina e hábitos também fazem parte daquilo que somos e da nossa felicidade.
      Bjs grandes*

      Eliminar
  5. Concorto totalmente com você. Gosto, inclusive, de sempre me lembrar da frase "Disciplina sem liberdade é tirania, liberdade sem disciplina é o caos.". Sou rodeada de pessoas que vão para ambos os extremos, ou não tem rotina para nada, ou são escravas dela. Por isso, tento sempre me manter no meio.

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá likeblue! Obrigada pela tua visita e a partilha dessa frase, sem duvida inspiradora. Vejo que partilhas da minha opinião, também acredito que é no meio que podemos ser mais felizes!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ana Guilherme Martins25 de abril de 2016 às 12:39

    Sofia, mais felizes ficamos nós por colocares em palavras o que todos vivemos. É tudo isto, assim como está escrito! Com equilíbrio!
    Keep going!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana, obrigada pelas tuas palavras e sim, para mim felicidade e equilibrio andam mesmo de mãos dadas :)

      Eliminar

Enviar um comentário