6 coisas simples que podes doar aos outros

coisas simples para doar

Dizem que ajudar os outros nos deixa um pouco mais felizes, porque o altruísmo provoca em nós um efeito muito positivo de gratificação. 

Doar um pouco de nós aos outros não significa que tenhamos de sair em missão para um país remoto (por mais que admire e aplauda quem tem a bravura para tal!). Há pequenos gestos que podemos ter no nosso dia-a-dia e que já contam muito. 

Hoje partilho com vocês 6 pequenos gestos de altruísmo que podemos praticar, sem alterar drasticamente a nossa rotina.

6 coisas simples que podes doar aos outros


#1 Doar roupas – no seguimento do destralhe que tenho feito nas roupas, a minha grande dificuldade sempre foi a ligação emocional que tinha às peças. Doar as roupas tem sido uma solução para ultrapassar esta dificuldade. Saber que as roupas terão uma 2ª vida dá um novo sentido ao destralhar. Podes doar directamente em instituições ou deixar nos contentores solidários http://www.humana-portugal.org/ 

#2 Doar pontos – costumo doar os meus pontos do telemóvel a instituições de solidariedade. No caso da minha operadora tenho diversas opções e já contribui simbolicamente com um valor para as mesmas. A mim não me custa nada porque na prática são pontos que não utilizo e acabam por expirar. http://goo.gl/UXVmoY 

 #3 Doar sangue – desde que me lembro que o meu pai doa sangue. Acho isso admirável! Infelizmente eu não posso devido aos baixos níveis e hemoglobina e tendência para a anemia, mas se pudesse não hesitava. Se tens essa possibilidade, podes fazer parte do Grupo de Dadores de Sangue e ser notificada sempre que um Grupo de Colheita se deslocar à tua zona de residência. http://dador.pt/ 

#4 Doar tempo – seja muito ou pouco, todos temos algum para doar. Podes fazer voluntariado numa associação com a qual te sintas identificada de forma regular ou esporádica. Eu não faço voluntariado mas esporadicamente tento contribuir. Por exemplo, já ajudei na Campanha de Natal do Banco Alimentar contra a Fome. http://www.bancoalimentar.pt/ 

#5 Doar 0.05% do IRS - ao preencheres a tua declaração de IRS, no quadro 11, modelo 3 podes incluir o NIF de uma associação à tua escolha. Sem esforço e ou encargo para ti. 

#6 Doar dinheiro – se tiveres possibilidade, podes ainda contribuir monetariamente para uma causa em que acredites. Existem várias formas de o fazer, mas atenção para não contribuíres para entidades pouco credíveis. Antes de mais, informa-te!

Imagem: Unsplash

------------
Segue também no Bloglovin e Facebook

Comentários

  1. Já doei tempo e dinheiro mas confesso que nos últimos tempos apenas tenho doado roupa e de vez em quanto bens alimentares aos pedintes que vejo à porta do supermercado... A ideia dos pontos e do IRS parece boa mas que eu saiba não há por cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!
      Desde que façamos por doar algo já é um excelente principio.
      Isto porque acredito que darmos algo aos outros, nos descentraliza do nosso próprio umbigo e nos permite manter a perspectiva em relação à vida :)

      Eliminar
  2. Eu acrescentaria "doar os duplicados, e outros objetos que já não te façam falta, depois de destralhar" :)
    Obrigada por lembrares que ajudar os outros é tão simples!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Sofia!

    Ao ler este post, com o qual me identifico bastante (pois se há coisa que gosto e costumo fazer é doar) pensei logo que na minha opinião a partilha só nos traz coisas boas e como costuma dizer o meu pai e muito bem " quanto mais damos mais temos". E claro isto refere -se a tudo menos a bens materiais!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando damos de nós, não são só os outros que ganham. Nós também ganhamos e muito :) Beijinhos Catarina!

      Eliminar

Enviar um comentário