Como tenho pensado menos e agido mais

pensar menos e agir mais
Como vos falei no meu último post, acontecimentos recentes fizeram com que colocasse várias coisas em perspetiva, inclusive se deveria ou não continuar a escrever este blog.

Rapidamente (e felizmente!) percebi que deixar de escrever o blog não me iria ajudar em nada, só desajudar. Afinal, escrever faz parte do meu ADN e também (felizmente!) não desisti de ser mais feliz.


Foi bom sentir o vosso carinho nos comentários a incentivar-me a continuar esta minha jornada e a aceitar a felicidade como ela é.


Aquilo que tenho feito nas últimas semanas é não pensar muito. Tenho tendência para pensar demais nas coisas e às tantas já não brota nada de produtivo dos pensamentos, apenas um overthinking que só gasta energia. Por isso, tenho optado por pensar menos e agir mais.


Como tenho pensado menos e agido mais


1# Ditraio o meu cérebro - quando começo a pensar de mais nas coisas, muitas vezes não adianta estar a tentar acalmar os pensamentos. A melhor forma é mesmo distrair o cérebro e mante-lo ocupado com coisas positivas e estimulantes. O cérebro tem tendência para ser pessimista mas é um músculo e pode ser treinado! Insistir em pensamentos negativos torna-o num expert na matéria por isso sempre que ele começar a pensar no que não deve, está na hora de o distrair. Mas como?

2# Agir parece ser a solução - a melhor forma de distrair o cérebro é com uma ação. Percebi que não basta tentar pensar em coisas positivas ou resignificar a forma como pensamos, às vezes o melhor é agir. Queres ser mais feliz? Faz por isso! Mesmo que seja algo que, à partida, não tenha a haver com os objetivos a que te propões.

Percebi que tenho pensado mais do que agido e, mesmo que isso seja positivo, não é suficiente.


Por isso, os meus dias têm sido preenchidos com poucos pensamentos filosóficos e muitas ações. Para além de continuar a escrever o blog, tenho procurado sair mais com os amigos, voltei a fazer exercício regular (inscrevi-me no ginásio!) e estou a ler vários livros (ao mesmo tempo!). 


Onde estas ações me vão levar? Na verdade, não importa. O que realmente interessa, é estar lá.


Imagem: Unsplash

Comentários

  1. Também me acontece pensar de mais... e claro como o teu, o meu cérebro tem tendências pessimistas :) E concordo plenamente que temos de agir, é o que tenho feito, ler é umas das opções, pensar nas tantas coisas boas que temos na nossa vida ;)
    Fazer mais e melhor para nosso próprio bem ;)
    Beijinhos Sofia e boa continuação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Estamos sempre a aprender, não é verdade? De facto, tenho-me dedicado mais a fazer do que a pensar nos últimos tempos, porque o pensar, por muito positivo que seja, se não passar disso, não cria nada, é como se andássemos às voltas nos nossos próprios pensamentos.
      Por isso, mais acção é o meu lema mais recente!
      Beijinho grande Sandra :)

      Eliminar
  2. Olá Sofia!

    Fico muito feliz por saber que vais continuar por aqui, gosto sempre muito de te ler!
    É muito bom quando tomamos consciência das nossas fraquezas, é o primeiro passo para lidar com elas. Depois disto vem a atitude, que pode mudar tudo! Ninguém é de ferro e todos nós temos problemas mas acredito que a resolução dos mesmos passa muito pela maneira como agimos perante eles. Fico feliz por saber que estás a fazer por ti, pelo esforço em te tu tornares uma pessoa melhor e mais forte!!
    Beijinho grande**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Catarina, as vossas palavras são também um incentivo, acredita!
      Fraquezas... sem dúvida que o overthinking se tornou numa das minhas! Por isso é que agir tornou-se o meu novo lema. Claro que não pretendo fazer tudo e mais alguma coisa, desprovido de pensamento, mas não me quero deixar tanto prender pelos "E se?..."
      Beijinho grande também para ti!*

      Eliminar
  3. Parece-me uma boa estratégia.
    Gosto de te ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei esse "gosto de te ler"... obrigada!
      Pelo menos para mim, tem funcionado ;)

      Eliminar

Enviar um comentário