5 coisas felizes que caíram em desuso (mas não deviam!)


No outro dia dei por mim a pensar em coisas que caíram em desuso e que não deveriam! Coisas tão simples que nos faziam mesmo felizes e que hoje são bastante incomuns de se fazer.

5 coisas felizes que caíram em desuso (mas não deviam!) 

#1 Escrever à mão - escrever à mão é uma arte em declínio. Há quem confesse até que já nem sabe escrever à mão, dado a sua dependência de um smartphone ou computador para redigir conteúdos. Nada contra as novas tecnologias mas o pensamento flui de maneira diferente quando se tem uma folha de papel e uma caneta na mão. E é uma excelente forma de deixar expressar os nossos pensamentos, ideias e objectivos (como, por exemplo, criar uma bucket list).

Se ficaste com vontade de escrever, porque não tentar um Workshop de Escrita Criativa? Existem gratuitos, pagos, presenciais ou online. Este fim-de-semana vou experimentar um (depois partilho a experiência!)

#2 Escrever cartas - e se escrever à mão está em declínio, escrever cartas à mão parece coisa do século passado. Como é que algo tão bonito e pessoal, que toca de forma inegável quem a recebe, pode ser praticamente inexistente nos dias de hoje? Claro que, em questões práticas, não faz sentido substituir o email por uma carta, mas quem nega a emoção de receber palavras escritas à mão por alguém de quem se gosta?

Se ficaste com vontade de escrever ou receber uma carta, espreita o Projecto Cartas Cruzadas da Mariana Neves ;-) 

Se quiseres endereçar algo a alguém mas não és dado a grandes testamentos, que tal optares por um postal comprado, feito por ti ou gratuito? (como é o caso do Postal Free)

#3 Jogar jogos de tabuleiro - não tem mesmo dinamismo dos jogos virtuais mas os benefícios de socialização são incomparáveis. Nada como juntar os amigos ou família para uma partida - diversão garantida a baixo custo! Eis alguns dos jogos de tabuleiro que mais gosto:

      Para jogar com os mais graúdos: Jungle Speed, Catan, Party & Co, Jenga
      Para jogar com os mais pequenos: Monopolio Junior, Uno

#4 Revelar fotografias - desde que as câmaras digitais chegaram, primeiro sozinhas e depois agregadas aos smartphones, multiplicaram-se as fotografias tiradas mas a maior parte não passa do digital. 
Não estou aqui a defender a revelação massiva de fotografias que é, aliás, pouco ecológica, mas parte da magia da arte da fotografia está em tê-la impressa nas nossas mãos. Outra alternativa intermédia é fazer álbuns digitais, que permitam fazer colagem com várias fotografias. Eu costumo utilizar o serviço da Hofmann para criar albuns digitais.

#5. Ter um momento televisivo em família - ver o Festival da Eurovisão ou o Jogos sem Fronteiras conseguia ser um momento mágico e que incentivava a união familiar. Hoje parece tão dificil conseguir um momento desses, talvez à excepção de ver um jogo de futebol da selecção. Cada um vê o que quer no seu dispositivo e damos por nós mais afastados do que nunca, numa orquestra ensurdecedora de sons dispares.

Quantas destas coisas ainda fazes? E quais as que deixaste de fazer mas quando as lestes te deu aquela nostalgia? Gostarias de recuperar alguma delas? Porque não? Afinal, ser mais feliz nem sempre significa fazer coisas novas, mas também recuperar as coisas boas que um dia já nos fizeram tão felizes.

Imagem: Unsplash

------------

Segue também no Bloglovin e Facebook 

Comentários

  1. Escrever à mão - eu faço Lol Não me ajeito nada com as tecnologias para me organizar e amo a agenda em papel e agora com o bullet journal ainda mais escrevo :-) Em Janeiro vou começar as minhas Morning Pages e ainda vou treinar mais a caligrafia :-)
    Escrever cartas - já nem me lembro da última que escrevi :-/
    Jogar jogos de tabuleiro - não é muito habitual mas temos a tradição de todos os natais depois de abrir as prendas irmos sentar à mesa e jogar um(vários) jogo(s) :-)
    Revelar fotos - Sempre adorei folhear os albuns de fotos em casa da minha mãe, com as tecnologias fui guardando as minhas no disco externos mas o que é certo é que eu não gosto de ver fotos no pc, não é nada pessoal. Agora ando a escolher as melhores fotos e vou fazer uns albuns digitais na mesma plataforma que você. Não é bem revelar fotos mas é quase :-)
    Ter um momento televisivo em familia - as saudades que eu tenho dos jogos sem fronteiras Lol Contudo aqui em casa há muitas séries que vemos juntos, vemos filmes, vemos programas da treta Lol e vemos muitos bonecos. No serão temos sempre um momentos em que estamos todos no sofá a olhar para a tv. Muitas vezes esse é o único momento em que vejo tv.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia! Tal como tu, também eu ainda faço muitas das coisas que estão a cair em desuso.
      Não conheço as Morning Pages, mas vou já pesquisar :p
      Para as cartas, espreita o projecto da Mariana.
      Os trabalhos da Hofmann são mesmo bons, recomendo :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Olá Sofia !
    Ora aqui estão muitas coisas que eu adoro fazer, mesmo!!
    Felizmente para mim não caíram em desuso e no que depender de mim vou continuar a fazê-las.
    Mas fizeste muito em escrever sobre isso, espero que leve mais pessoas a reflectir. Há tanto que podemos fazer por nós e pela nossa felicidade. E muitas dessas coisas são tão simples. Mas como todas as outras dependem exclusivamente da nossa força de vontade!
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Realmente és uma (boa!) excepção. Eu também ainda faço a maior parte destas coisas em desuso, e acho que mesmo quem já não as faz, se esqueceu da felicidade que elas trazem.
      Fazer as pessoas reflectir, e sobretudo... agir :)
      Beijinho de volta*

      Eliminar
  3. Ola Sofia!

    Só há duas coisas em que o desuso me está a ganhar!
    :-)
    Também quero experimentar um workshop de escrita criativa. Conta-nos tudo!

    ResponderEliminar
  4. Realmente dá muito que pensar estas coisas :)
    Eu adoro receber cartas :D :D Já há dois anos decidi enviar postais no Natal, coisa que já não "se usa" mas adoro e vou continuar, porque é bonito ;)
    Eu adoro fotografia, como tal, continuo a revelar as fotos, porque adoro, adoro mesmo "folhear" álbuns, é adoro essas recordações, é tão bom :D :D
    Beijinhos Sofia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está visto que desuso de coisas que nos fazem felizes não é mal que te assista :)
      Beijinhos Sandra!

      Eliminar
  5. Por ca ainda se sabe escrever à mao, alias prefiro isso que escrever num computador, ate mesmo para estudar acaba por me dar mais jeito. Acho que é o revelar fotos que anda a cair mais em decadencia, isso o facto de as podermos ter todas guardadas numa pen ou no computador, facilita-nos a vidinha. Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Por ca ainda se sabe escrever à mao, alias prefiro isso que escrever num computador, ate mesmo para estudar acaba por me dar mais jeito. Acho que é o revelar fotos que anda a cair mais em decadencia, isso o facto de as podermos ter todas guardadas numa pen ou no computador, facilita-nos a vidinha. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria :)
      Concordo contigo, também sou uma adepta da escrita à mão. Tanto nos tempos de estudante como agora nos tempos de marketeer. Sei lá, consigo expressar assim melhor as minhas ideias!

      Eliminar

Enviar um comentário