20 ideias simples para quebrar a rotina


No artigo Rotinas e Hábitos - Amigos ou Inimigos da Felicidade? falei sobre até que ponto estes dois contribuem ou não para a felicidade.

Se há uma parte de mim que gosta de sentir segurança e estabilidade, outra tem sérias dificuldades em conviver com a rotina. Talvez por isso não seja aficionada por nada e seja tão apologista do equilíbrio das coisas. Para mim, viver e ser feliz é saber dosear entre rotina e novidade.

E como, de quando a quando, sinto uma vontade incontrolável de dar um shake, shake, shake naqueles dias que parecem sempre iguais, criei uma lista de ideias simples para fazer e quebrar a rotina (para mim, está a ser um work in progress).

20 ideias simples para quebrar a rotina

#1 Ouvir música diferente - se tens por hábito ouvir o mesmo tipo de música, que tal experimentares um estilo novo? O Spotify é uma boa aplicação para descobrir novas músicas e podes ouvi-las a partir de qualquer dispositivo onlline (para versão gratuita) ou offline (para versão paga).

#2 Experimentar uma aula/workshop novo - sempre quiseste experimentar danças de salão? Ou saber os básicos de Francês (oui,oui)? No Odisseias, Forretas ou Workshops.pt encontras coisas novas para fazer a preço apelativos. Ainda, podes consultar a Viral Agenda da tua zona de residência.

#3 Fazer um mega pequeno-almoço durante a semana - durante a semana é quando mais sentimos o peso da rotina. Por isso, aqui fica o desafio: acorda cedo e prepara um mega pequeno-almoço com tudo a que tens direito. Torradas, panquecas, sumo de laranja natural e café fresco, é só escolher.

#4 Ver o sol nascer - se há coisa poderosa de se ver é o nascer do dia. Contemplar o silêncio de um novo amanhecer, traz consigo a esperança de um novo dia que se inicia e das possibilidades nele estão contidas.

#5 Criar uma receita com base em pratos de uma origem diferente da tua - comer é uma necessidade básica diária e facilmente damos por nós a confeccionar os mesmos pratos, vezes e vezes sem conta. E que tal, quinzenalmente, experimentares pratos de outros países, como marroquina, chinesa ou brasileira?

#6 Deixar de lado actividades que repetes (pelo menos durante um tempo) - principalmente durante a semana, temos tendência a repetir aquelas actividades que nos fazem simplesmente desligar o cérebro, como ver TV ou estar na Internet. Eu sei que há dias esgotantes, em que não apetece fazer mais nada, mas de quando a quando, é importante fazer um jejum destas actividades brainless.

#7 Fazer uma horta na marquise ou no jardim - para quem vive na cidade, muitas vezes faz falta aquele contacto com a Natureza. Mesmo que vivas num apartamento, se tiveres uma varanda ou marquise, podes criar uma pequena horta vertical com plantas aromáticas ou legumes/frutos biológicos. Há imensas ideias e dicas na Internet sobre o assunto.

#8 SPA Day - fazer um dia de SPA em casa ou na rua, sozinha ou acompanhada, a escolha é tua. SPA Day em casa pode incluir banho com sais, máscara capilar e facial, auto-massagem nos pés, pedicure e manicure. SPA Day na rua pode incluir uma massagem relaxante ou sessão de sauna/banho turco.

#9 Criar um mantra matinal - uma boa atitude de manhã é meio caminho andado para um dia feliz. Por isso aqui fica o desafio de criares um mantra matinal. Claro que tem que ser maravilhoso, motivador e deixar-te com força para enfrentar meio mundo e ires atrás dos teus sonhos.

#10 Desintoxicar das redes sociais - dizem que uma das formas de se ser mais feliz é ficar offline. Não podia concordar mais. Estamos sempre tão ligados que acabamos por ficar um bocadinho dependentes. E isso chega a tornar-nos estranhos! Por isso aqui fica a dica de fazer uma desintoxicação de redes sociais.

#11 Organizar uma festa temática - quando foi a última vez que organizaste uma festa gira na tua casa? (As festas familiares, ou os Natais não contam) Pensa num tema que gostes (podes inspirar-te em décadas; filmes; músicas), reúne alguns amigos e faz a magia acontecer!

#12 Fazer um programa que não estás habituada - se mesmo quando tens tempo livre dás por ti a fazer os mesmos programas, pensa out of the box e experimenta outros programas, por ex. culturais (ir ao teatro, a um musical, a um bar de jazz), ou desportivos (fazer rappel, geocaching).

#13 Escrever e enviar uma carta ou postal - no post 5 coisas felizes que cairam em desuso (mas não deviam!) falei sobre a arte de escrever à mão que se perdeu. Endereça uma carta ou postal a alguém que gostes, e se não tiveres ideias para o destinatário, espreita o Projecto Cartas Cruzadas ou o Postcrossing.

#14 Mudar as coisas de posição em casa / escritório - às vezes o simples acto de mudar as coisas de posição, já é suficiente para sentirmos uma lufada de ar fresco nos lugares onde estamos. Se te interessar, podes sempre tirar umas dicas de feng shui.

#15 Experimentar novas conjugações das roupas que já tens - conjugar roupas que não tens por hábito conjugar pode ser uma agradável surpresa. Mistura cores e tecidos improváveis mas que, vá-se lá saber porquê, resultam. Se quiseres inspirar-te procura no Pinterest ou pesquisa um pouco sobre personal styling.

#16 Fazer voluntariado esporádico - fazer voluntariado sempre pode não ser possível de praticar, mas todos nós temos um pouco de tempo que podemos dedicar a este tipo de acções. Há sempre acções pontuais a acontecer e às quais te podes juntar, por exemplo no Banco Alimentar Contra a Fome.

#17 Fazer as mesmas coisas de maneira diferente - o simples facto de fazer as mesmas coisas de forma diferente, quebra o hábito. Escolhe um percurso diferente no caminho para casa, faz a tua aula de ginásio favorita de manhã em vez de ao fim do dia, toma um banho de água fria em vez de água quente. 

#18 Oferecer um presente, só porque sim -  quando foi a última vez que ofereceste um presente porque, simplesmente, gostas de uma pessoa? Sem nenhuma data especial, apenas porque sim? Surpreende alguém que gostas.

#19 Escrever um blog 😃 - não sei se tens um ou não, mas se apenas és leitora (desde já, obrigada!), porque não escrever e criar um novo hobbie? Escrever tem um potencial catalisador, faz as ideias fluirem e desenvolve o nosso auto-conhecimento. Ter a possibilidade de partilhar e talvez ajudar quem lê, é a cereja no topo do bolo!

#20 O que podes fazer? - a última dica (e a mais importante!) é perguntares o que podes fazer de diferente para quebrar a rotina. O que gostas de fazer? O que tens curiosidade de experimentar?... lista 10 coisas e compromete-te a fazê-las.


Imagem: Unsplash

------------


Segue também no Bloglovin e Facebook 

Comentários

  1. Excelentes dicas querida Sofia!!
    Quebrar a rotina pode ser tão fácil, depende apenas de nós fazê-lo!!
    Beijinho grande e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Que belas ideias! :p Eu vou começar a aprender italiano esta semana, para quebrar a rotina! :p

    ResponderEliminar

Enviar um comentário