Como ser mais feliz no novo ano


Com o final de mais um ano, é inevitável fazermos um balanço dos 365 dias que passaram e, ao mesmo tempo, traçarmos metas para os novos 365 que se adivinham. 

Lembro-me de há um ano atrás ter decidido não traçar planos para o ano novo. Um ano depois, penso exatamente da mesma maneira.

Como ser mais feliz no novo ano

1# Faz uma retrospetiva - fazeres uma auto-análise do ano que passou é muito importante para perceberes o quanto evoluíste e de que forma os acontecimentos (bons e maus) te trouxeram aprendizagens. 
Como fazer uma breve retrospetiva?
Numa folha de papel, seleciona várias áreas da tua vida (eu escolhi profissional, emocional e espiritual, mas podes escolher outras que te façam sentido) e escreve o que aprendeste em cada uma delas, em que ponto te situas hoje e quais as tuas intenções daqui em diante.
2# Pede intenções em vez de planos - não ter planos para o novo ano, continua a fazer sentido para mim. E com isso não quero dizer que devamos assumir uma atitude passiva ou procrastinadora, mas sim que deixemos espaço para nos ouvirmos mais (sem julgamentos) e deixarmos a vida acontecer.
Qual a diferença entre planos e intenções?
Os planos estão muitas vezes condicionados pelo que é socialmente correto, "aquilo que devemos fazer" e podem ser muito castradores. Por sua vez, as intenções, têm uma visão mais lata e livre de condicionamentos, uma vez que são intenções mais abrangente e ligadas "aquilo que devemos ser".
Por ex. um plano profissional pode ser arranjar um emprego novo e uma intenção pode ser sentirmos um maior fullfilment ou aprender algo novo e motivador. No 1º definimos que a mudança passa por um novo emprego, na outra, temos uma intenção que pode ou não passar por aí. Pode, por exemplo, dar espaço para surgir um projeto paralelo ao trabalho ou voltar a estudar.
 #3 Vive as tuas intenções - depois de fazeres a tua retrospetiva e saberes quais são as tuas intenções, vive-as. O facto de não teres planos fechados como "vestir o 38", "encontrar o homem da minha vida" ou "mudar de emprego" mas antes "sentir-me em harmonia com o meu corpo", "amar-me e expandir amor" ou "sentir-me desafiada e estimulada intelectualmente" vai abrir todo um novo leque de possibilidades para um ano novo que, estou certa, te fará ser (ainda!) mais feliz! :-)

Imagem: Unsplash
------------
Segue também no Bloglovin e Facebook

Comentários

  1. Nem sempre conseguimos ter esse estado Zen dentro de nós!Mas sim, é um bom caminho para ter uma vida melhor neste novo ano!

    Boa noite
    bom Ano

    ResponderEliminar
  2. Deixar a vida acontecer; é para mim o melhor lema e que cada vez me faz mais sentido. Aprendi que não adianta mesmo fazer planos. É tão melhor e surpreendente! A única coisa que planeio são viagens, porque tem mesmo de ser... O resto, deixo para viver espontaneamente. :*

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia. Espero que tenhas entrado em 2017 com o pé direito.
    Nem de propósito... convido-te a ler o meu mais recente post. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Go with the flow...
    Cada vez mais me preocupo em viver o presente. `
    Aproveito minha querida para te desejar um excelente 2017! Que os teus sonhos se tornem a tua realidade, que tenhas muita saúde, paz e amor nos teus dias!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  5. Bom 2017, Sofia :)
    Se há coisa que os últimos anos me têm ensinado é que (e esta é uma frase que tenho dito muito lá por casa ultimamente) "Nós fazemos planos e Deus ri-se!"
    Descomplicar é sempre o melhor: se queres uma coisa, se te parece que é o melhor para ti, corre atrás e vê o que dá.
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  6. Que máximo Sofia :)
    Gosto desta maneira de ver as coisas, identifico-me muito bem mesmo :)
    E "também quero ser assim" :)
    E como nesta tuas palavras tem um exemplo que me diz muito, gostei da ideia "indireta" que deste, e acho que realmente é por aí que tenho de "caminhar" ;) Um pouco confusas as minhas palavras, talvez... só para te dizer que as tuas palavras "fizeram luz" na minha cabeça ;)
    Obrigada :)
    Beijinhos e Bom Ano :)

    ResponderEliminar
  7. Vi e entrevista que deste no blog it's not so simple da Mafalda e adorei. comecei a visitar o teu blog e acho muito interessante. vou certamente continuar a ler te e a partilhar. BOM ANO.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário