Como podem as redes sociais te fazer mais feliz?

A maioria de nós utiliza as redes sociais diariamente. E se antes utilizávamos uma, hoje utilizamos várias e estamos em permanente contato.

A grande questão que se coloca é: as redes sociais trazem felicidade ou infelicidade?

Os puristas defendem que as pessoas só espelham o lado bom da vida nas redes sociais, escondendo uma enorme e real infelicidade. Dizem que nos afastam das relações interpessoais saudáveis e nos isolam do mundo.

Por outro lado, os vanguardistas defendem que as redes sociais exponenciam a nossa capacidade de conexão, nos abrindo, assim, um mundo infinito de possibilidades nunca antes experimentado, é o viver da aldeia global.

Afinal, tornam-nos mais ou menos felizes?

Depende de quem, como e para que fim elas são utilizadas. Tudo na vida tem um lado bom e mau, dependendo do uso que lhes damos.

Parem de culpar as redes sociais!

Não são as redes sociais que causam infelicidade, mas sim a nossa tendência obsessiva de nos queremos expor, em busca de aceitação dos outros. As redes sociais são apenas ferramentas fáceis de o fazer de forma massiva e instantânea.

Por isso, as redes sociais podem sim tornar-te mais feliz se as utilizares de forma equilibrada e com propósito. 

Como podem as redes sociais te fazer mais feliz?

#Utiliza-as de forma ponderada - há uma linha muito ténue entre utilizar as redes sociais de forma saudável e ficares obcecada com elas. Por isso, coloca limites a ti mesma e não as utilizes em todos as pausas do teu dia. Mantém presente que existem outras coisas importantes como simplesmente olhar para a rua, saborear um café ou ouvir uma música de olhos fechados.

#Torna-as num local inspirador - as redes sociais são um sitio fantástico para te inspirares. Seja com fotos bonitas ou frases motivadoras, existe muito bom conteúdo por aí, tens é de aprender a selecioná-lo. E não te coíbas de retirar do feed aqueles contatos que só fazem partilhas idiotas ou depressivas. Lembra-te: é um espaço de lazer e é suposto fazer-te sentir bem!

#Utiliza-as para te aproximares das pessoas - as redes sociais têm um poder fantástico enquanto facilitadoras das relações. Por isso, utiliza-as com esse objetivo mas não como substituta do convívio presencial: organiza eventos para reunir amigos ou entra em contacto com aquele colega que já não falas à anos e marca um café.

#Dá-lhes o propósito certo - as redes sociais não são uma montra para te expores nem a ti nem a quem tu gostas, não são um escape da realidade ou um barómetro da tua realidade. As rede sociais são uma ferramenta maravilhosa para te inspirares, agilizares relações e seres mais feliz. Mantém este propósito em mente, utiliza-as com peso e medida, e só terás coisas boas a recolher! 

Imagem: Unsplash
------------
Segue também no Bloglovin e Facebook

Comentários

  1. Concordo completamente Sofia :)
    As pessoas não sabem usar as redes sociais!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes que aqui a Sofia Mais Feliz é adepta do equilibrio, e o mesmo se aplica às redes sociais e à sua utilização com bom senso :)

      Eliminar
  2. Sofia, as redes sociais me fizeram chegar até vosso blog, agora vou me inspirar também no Hygge, após sua divulgação e assim vamos seguindo!
    beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, que melhor prova existe de que as redes sociais são positivas do que te ter aqui no meu blog? :)
      Sim, o Hygge é um conceito fascinante e eu identifico-me bastante com ele. Qualquer dia faço um post a falar sobre o Hyge!
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário