O perfeccionismo está a impedir-te de ser feliz?


 Muitas de nós se auto-intitula de perfeccionista, e encara esta caraterística como uma qualidade.

Afinal, ser perfeccionista é gostar das coisas bem feitas, certo? Errado! A definição de perfeccionista é procurar a perfeição absoluta nas coisas.

E dizem que a perfeição é inimiga do bom. Eu acrescento: a perfeição é inimiga da felicidade.

O perfeccionismo está a impedir-te de ser feliz?

Esta foi uma questão que me surgiu recentemente e que te desafio a fazeres a ti mesma.

Por algum tempo achei que esta era uma das minhas maiores qualidades, era ela que me movia a procurar mais, a querer ser melhor, a auto-superar-me.

E assim passava os meus dias: comia uma refeição a pensar na sobremesa, trabalhava a desejar um trabalho melhor, beijava a desejar o dia em que a nossa relação fosse mesmo a sério.

O que não percebia é que nessa busca incessante estava a auto-sabotar a minha própria felicidade, porque me impedia de celebrar e usufruir tudo o que era e fazia naquele momento. Na verdade, aquele momento, o presente, nunca existia em mim.

Quando essa verdade me assaltou o pensamento, percebi como o meu perfeccionismo era falta de auto-estima camuflada.

Dentro de mim havia sempre a voz repressora do ego a repetir "Tens de ser perfeccionista e ir mais além, ainda não és boa o suficiente, não tens o que é preciso para ser feliz".

Ser perfeccionista não estava a incentivar-me a mais e melhor. A verdade era dura de ouvir: eu era perfeccionista porque tinha baixa auto-estima, porque achava que nada do que eu era ou tinha no presente era suficiente para poder ser feliz.

E tu, és feliz com o que és e tens? Ou cobraste diariamente e não te consideras digna disso?

Hoje, não quero mais ser perfeccionista, quero ser feliz. Se também queres, deixa de te esconder no perfeccionismo, começa por ser mais grata por tudo o que és e tens, conhece-te e redescobre o melhor de ti!

Imagem: Pinterest
------------
Segue também no Bloglovin e Facebook

Que ou aquele que procura uma perfeição absoluta.

"perfeccionista", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/perfeccionista [consultado em 28-02-2017].
Que ou aquele que procura uma perfeição absoluta.

"perfeccionista", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/perfeccionista [consultado em 28-02-2017].

Comentários

  1. Deverás ser feliz com o que és e nunca com a imagem que quererás passar para os outros! Aceita-te, com erros...serás mais feliz! Acredita...o perfeccionismo é um escape.

    bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que é um escape... confesso que demorei um bocadinho a percebê-lo, mas ainda vou bem a tempo :)

      Eliminar
  2. Boa verdade Sofia,
    Temos a mania de querer tudo perfeito e depois não vivemos :(
    Eu também sou assim, mas mais com os outros se calhar, já mudei um bocado e pretendo mudar mais. Tinha a mania que queria que fizessem tudo à minha maneira, depois as pessoas chateiam-se e não ajudam, com razão :) Quem me manda a mim, achar que eu é que sou perfeita ;)
    Já mudei e vejo como as coisas correm melhor :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandrinha, obrigada por mais um comentário teu!

      Ahaha gostei dessa do exigir a perfeição dos outros, agora que penso bem nisso, também tenho um bocadinho dessa mania (mais um ponto a melhorar)

      Ufa que isto de procurar ser mais feliz dá trabalho :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá Sofia,

    Adoro o teu blog.

    Sim, eu também era perfecionista e sempre preocupada em agradar os outros e por isso, não evolui a várias áreas (profissionais, relações pessoais). Hoje o meu pensamento é outro, estou a arriscar, a desafiar-me e a "pular a cerca" pois preciso de um novo desafio, estando consciente dos riscos que corro.

    Conta-me um pouco do teu processo, das mudanças que foste fazendo para atingires o teu bem-estar interior.

    Beijinho,
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,

      Obrigada por adorares o blog, eu adoro saber isso :)

      Entender aquilo que nos está a limitar é o principio de tudo, e arrisco a dizer que é uma das coisas mais difíceis porque, muitas vezes, não temos noção do porque as coisas não acontecem da forma que queremos.

      As mudanças que tenho feito para atingir o meu bem-estar interior têm sido muito graduais e são algo muito pessoal (ou seja, para mim fazem sentido). Muitas delas podes encontrá-las aqui no blog. O conselho que te posso dar é que isto de ser mais feliz não tem MESMO uma fórmulas mágica única, é algo que tens de descobrir e desenhar à tua medida. Correr riscos é uma forma fantástica de o fazer, não tens como saber se aquilo é mesmo para ti se não tentares. Segue o teu coração e vais ver que vai tudo dar certo ;)

      Se quiseres falar de uma forma mais privada, podes enviar-me um email seraindamaisfeliz@gmail.com.

      Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário