Só o amor eleva, por L. de Simplesmente Simples



Amor-próprio é um dos conceitos mais importantes para a felicidade. Por circunstâncias do tempo e da vida o amor-próprio é muitas vezes esquecido e abafado. Para mim é a vertente mais importante do amor para poderes viver em pleno e feliz.

Com o tempo e as aprendizagens da vida adquiri algumas ferramentas que utilizo ao nível do meu amor próprio, espero que te sejam úteis.


#1 És a pessoa mais importante da tua vida
Poderás considerar uma frase cliché, mas constituí a verdade mais pura que deve assentar na nossa vida. Podes viver um grande amor, ter muitos amigos e uma família excelente, mas a única pessoas que te acompanha 24h por dia és tu própria, por isso deves considerar-te a pessoa mais importante e a quem deves dar prioridade.

#2 Não ligues à opinião alheia
As críticas, desde que construtivas, são super importantes pois com elas podes crescer e evoluir. Contudo é bom criares um filtro quanto à opinião alheia, pois a tua essência nunca se deve alterar em função do que os outros irão achar ou pensar. Deves ser tu própria e viver a tua verdade independentemente da opinião do outro.

#3 Nunca te compares
A comparação é algo que não te permite ver com clareza, principalmente porque nós temos o dom de comparar de forma negativa, como o que o outro tem e eu não tenho.
Em vez da comparação pratica a inspiração, é muito mais produtiva e amiga do amor-próprio.

#4 Aceita-te tal como és
Não somos seres perfeitos, ninguém o é. O facto de não nos aceitarmos e querermos mudar o que somos vai contra nós e o nosso amor-próprio. Se pensares em alguém que amas verdadeiramente, estás sempre a querer alterar a pessoa ou aceita-la tal como é?

#5 Fala para ti como se falasses com a tua melhor amiga
Quando uma amiga te pergunta se a roupa que veste lhe fica bem vais procurar nela todos os seus mínimos defeitos? Então porque o fazes contigo?

#6 Tira tempo para ti e mima-te
Pratica o silêncio interno e externo, tira tempo para ti e para aquilo que deixa a tua alma feliz. O tempo que tiras para ti além de enriquecer a tua alma ajuda a integrar tudo o que vives no quotidiano, de bom e de mau.
Não te proíbas de algo, mima-te. A vida é curta e rápida demais para não o fazeres. Se gostas de flores, não esperes que alguém as ofereça. Vai, compra e mima-te.

#7 Não procures no outro o que está em ti
Tu és amor, o teu coração sabe todas as respostas aos teus dilemas, por isso não procures fora o que trazes dentro. Não procures amor externo, aprende primeiro a amar-te e vais descobrir um amor externo muito mais livre e verdadeiro.

#8 Assume que precisas de ajuda
Temos a mania de querer ser super heróis e dificilmente pedimos ajuda e nos vulnerabilizamos. Mas acredita, não precisas de sofrer sozinho, de certeza que tens sempre alguém disposto a te dar a mão. Pedir ajuda ao outro e permitires que te cuidem é outra forma de te amares.

Que te ames muito e sejas muito feliz!

Breve bio
Olá, o meu nome é L, tenho 26 anos e considero o mundo a minha casa. Nasci no Algarve, mas já vivi em 4 cidades diferentes até ao momento. Considero que o nosso lar é onde somos felizes e o nosso coração se sente em casa. Sou Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica, mas o desenvolvimento pessoal e a espiritualidade é onde me sinto mais completa. No fundo, gosto de poder contribuir para o outro e para a sua felicidade e bem-estar. Por isso surgiu o blog Simplesmente Simples, nele partilho algumas das minhas aprendizagens da vida e aquilo que me inspira, bem como algumas receitas saudáveis. Espero que com ele possamos juntas reaprender como a vida é simples e sermos mais felizes.

Blog | http://simplesmentesimples.blogs.sapo.pt/
Instagram | https://www.instagram.com/simplesmente.simples.blog/

-----------------------

Grata pelas tuas palavras querida L! Estou certa de qu vai ajudar todas nós a melhorarmos um pouco o nosso amor-próprio :)


Lê as colaborações de outras bloggers inspiradoras!

Se também quiseres escrever aqui no blog sobre um tema que gostes e te faça feliz é só entrar em contato: seraindamaisfeliz@gmail.com


Photo by Matic Kozinc on Unsplash

Comentários

  1. Adorei o texto! Cada palavra mexeu comigo... Às vezes esquecemo-nos do quanto somos importantes! Obrigada pela inspiração ❤️
    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos contente por te ter inspirado :) Obrigada pelo comentário Helena!

      Eliminar

Enviar um comentário