Tens o hábito de te elogiar?

Como partilhei num dos meus últimos posts, tenho estado a fazer um processo de coaching para me ajudar numa das áreas em que tenho mais desafios, que é a área dos relacionamentos afetivos.

Para já, fiz 3 sessões e está a ser um processo transformador para mim, na medida em que me está a trazer à consciência uma série de padrões de pensamentos e comportamentos que tenho, e que me têm impedido de alcançar objetivos importantes para mim.

Sendo o coaching um processo em que o coachee é conduzido pelo coach até às respostas certas, no sentido de chegar ao objetivo pretendido, ele também é um processo intimamente ligado à ação. Um sessão típica de coaching baseia-se no método da pergunta para ajudar o coachee a chegar às suas próprias respostas e, a partir daí, são sugeridas ações para que ele se aproxime mais do objetivo inspirador.

Uma das ações sugeridas pela minha coach foi a de criar um diário de elogios. Na prática, o desafio lançado foi o de começar a escrever todos os dias elogios sobre mim, coisas que sou, coisas que fiz, seja o que for que mereça ser elogiado. E nem precisam de ser coisas megalómanas! O simples fato de estacionar bem o carro, de embrulhar bem uma prenda ou de ajudar alguém a carregar o saco das compras podem ir para o diário dos elogios.

Confesso que quando a minha coach me disse para começar este diário, tive 3 pensamentos. O primeiro foi "Em que é que isto me vai ajudar a ter relacionamentos afetivos mais saudáveis?", o segundo "Que exercício parvo, sobre algo tão básico" e o terceiro (assustador): "Eu não tenho coisas sobre as quais me elogiar todos os dias".

Com o terceiro pensamento fez-se luz na minha cabeça e percebi o motivo pelo qual me estava a ser proposto aquele desafio. Percebi que o ato de elogiar não era, afinal, algo tão natural para mim.

E acho que isso se passa com a maior parte de nós. Não temos o hábito de nos elogiar. Uma coisa é estarmos bem connosco mesmas, termos respeito por nós, cultivarmos o nosso bem-estar e auto-conhecimento, e nos desafiarmos a ser progressivamente a nossa melhor versão. Outra coisa é nos elogiarmos. Dizermos de peito aberto: "Fogo, sou uma mulher maravilhosa! Sou linda, inteligente e merecedora de coisas fantásticas!" E repeti-lo todos os dias.

Sentes-te identificada com isto? Com que frequência te elogias? Aceitarias o desafio de criares um diário do elogio?

Photo by Cathryn Lavery on Unsplash

Comentários

  1. Gostei do post e identifico-me com as questões que colocaste. Para mim sempre foi mais fácil elogiar os outros do que a mim mesma, e sempre senti isso como algo normal, nem pensava muito no assunto.. Isso tem mudado graças a partilhas como esta, que me fazem reflectir. Sim, é necessário, e não é natural como parece. Nós também merecemos o nosso amor. Não tenho este hábito de escrever elogios a mim própria, mas acho que vou arranjar forma de juntar ao caderno da Gratidão 😊 Obrigada 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós temos de exercer auto-amor antes de qualquer outra coisa. Só estando nutridas é que conseguimos dar aos outros. Quando colocamos as coisas assim, até faz sentido, não achas? ;)

      Eliminar
  2. Que bela ideia querida! Obrigada pela partilha :D
    Realmente tudo começa em nós, e o auto-elogio é essencial.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. As pessoas cada vez menos se elogiam umas às outras, será porque pensam que isso as faz inferiores? É precisamente o contrário. Faz de nós absolutamente grandes. Fiz recentemente um desafio no meu blog proposto pela Carolina do blog Thirteen (espreita!) que era escrever sobre as nossas qualidades. Foi surpreendente a quantidade de qualidades que encontrei em mim. Nós sabemos que somos bons em algumas coisas, simplesmente não dizemos para não parecer mal (por causa daquele estigma da humildade) e isso é tão errado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos tanta luz e não a vemos a maior parte das vezes. Felizmente, isto do auto-conhecimento está a alterar isso :)

      Eliminar

Enviar um comentário