Cuidas bem dos teus corpos?

Não, não me enganei a escrever o título do post. A pergunta que te coloco é mesmo essa: cuidas bem dos teus corpos?

Temos vários corpos, mesmo que não tenhamos consciência deles. Aliás, acredito que é essa inconsciência que faz com que não consigamos ter um equilíbrio sustentável, por exemplo, em relação aquilo que comemos ou ao diálogo interno que temos connosco mesmos.

Quantos corpos temos?

Na minha opinião, temos muitos. Físico, emocional, mental, emocional... mas de uma maneira simples de entender, e em linha com alguns livros que tenho lido, foco 3 grandes corpos - o físico, o mental e o emocional.

O físico é a nossa fisionomia, aquilo que nos caracteriza em termos materiais e através do qual nós temos as nossas experiências.

O mental é a nossa mente, e o que nos permite ter e trazer consciência às coisas, através dos pensamentos.

O emocional é a essência, o nosso centro, que se situa a um nível inconsciente e que, apesar de ser a definição daquilo que realmente somos, nem sempre conseguimos aceder a ele facilmente.

Estarás a cuidar bem dos teus corpos?

Para teres equilíbrio na vida é muito importante ter consciência, saber ouvir e cuidar de cada um dos corpos. Depois, é essencial que eles cooperem entre si porque, no fundo, eles formam a pessoa que és.

Nenhum é mais importante ou tem prioridade sobre o outro, de tal forma que, quando não prestamos atenção a um dos corpos, mesmo que os outros estejam a ser trabalhados, sentimos-nos desequilibrados.

Exemplificando com o meu caso pessoal: há pouco mais de 2 anos eu corria bastante. Treinava 2 a 3 vezes por semana e sentia bastante prazer nisso. Sempre tive uma necessidade de fazer exercício intenso, por ser uma forma eficaz de gerir a minha energia. No entanto, apesar de trabalhar bastante o meu corpo físico, e um pouco o corpo mental, porque a corrida exige um elevado pensamento de auto-motivação e resiliência, ainda pouco trabalhava o meu corpo emocional. Por isso, continuava a sentir-me desequilibrada e expressava-o através de uma alimentação emocional.

De há 2 anos para cá, comecei a trabalhar mais o meu corpo emocional, mesmo sem ter uma noção clara de todos estes corpos que fazem aquilo que eu sou. No início deste ano, intensifiquei ainda mais este trabalho, e dei por mim a mudar novamente a minha alimentação (depois de ter feito alguns progressos nesse sentido aqui e aqui). Esta nova mudança deu-se de uma forma tão subtil e harmoniosa, que simplesmente dei por mim a comer melhor e a diminuir a "fome emocional". E tudo porque comecei a ouvir o meu corpo emocional, e este começou a trabalhar em conjunto com o meu corpo físico e mental. 

O supra-corpo: corpo energético

Antes de partilhar algumas dicas gostava de fazer um pequeno parênteses que ajuda a entender melhor a razão pela qual a harmonia entre os corpos é tão importante.

Todos estes corpos dos quais falo são expressões de um supra-corpo que é o corpo energético. Nós somos energia condensada e transformada em matéria e essa é uma verdade científica, uma lei básica da física. Este entendimento de que somos energia, torna ainda mais perceptível a necessidade de existir uma harmonia entre cada uma das partículas que formam aquilo que somos porque, em última instância, é tudo energia e é importante que a nossa energia flua.


Como cuidar de cada um dos teus corpos?

Agora que entendes que existem diversos corpos e que cada um deles é igualmente importante para o teu equilíbrio e felicidade, como podes cuidar de cada um deles e, também, fazer com que estejam em harmonia uns com os outros?

Cuidar do Corpo Físico é atuar ao nível da fisionomia. Pode fazê-lo através da expressão corporal (exercício físico, dança, canto, sexo) ou da alimentação consciente (com acompanhamento, ou não, de um nutricionista).

Cuidar do Corpo Mental é atuar ao nível dos pensamentos e emoções. Podes fazê-lo através da arte da gratidão, a prática do pensamento positivo ou da resignificação de crenças (aqui pode ajudar um apoio de coaching)

Cuidar do Corpo Emocional é atuar ao nível do inconsciente,diz respeito a olhar para dentro e a potenciar a nossa essência. Aqui podes consegui-lo através da meditação ou da terapia.

Ter consciência e cuidar de cada um destes corpos tem mudado a minha vida para melhor.


E tu? Tens consciência dos teus diferentes corpos? Fazes por cuidar e expressar cada um deles? O que podes fazer hoje para que eles fiquem mais harmoniosos entre si? 😊


Photo by María Victoria Heredia Reyes on Unsplash

Comentários