3 desafios para seres mais feliz

desafios para ser feliz

O ser humano tem uma tendência natural para ser pessimista. O português ainda mais. 

Acho que muito se deve à nossa cultura, somos o povo que deu nome à "saudade" e que se se expressa a cantar fado. Crescemos a ouvir os mais velhos a repetirem frases como "Vai-se andando" ou "Até amanhã se Deus quiser" e, quer queiramos quer não, esta maneira de encarar a vida fica um bocadinho colada a nós. É como se ser pessimista acabasse por ser mais fácil ou, pelo menos, expectável. 

Ser optimista e feliz, sobretudo em tempos de crise, parece que se tornou um luxo. Mas não deveria ser esse o grande objectivo de qualquer ser humano? Ser feliz? E se a felicidade é um objectivo comum a todos nós... não deveria ser mais simples? Parece que não.

O ser humano tem tendência para complicar, até a sua própria felicidade.

Apesar de eu escrever um blog que fala muito sobre felicidade, não sou iluminada. Ser mais feliz também é um desafio diário para mim. Principalmente em dias menos bons, em que os problemas parecem não ter solução e as perspectivas de futuro não se afiguram animadoras.

Mas se há algo que tenho aprendido desde que exploro este tema, é que pequenas mudanças provocam grandes transformações. E que estes 3 desafios ajudam mesmo a ser mais feliz.

Então, quais os 3 desafios para seres mais feliz? 


Desafio #1 Stop às lamentações durante 1 semana! Lança o desafio a ti mesma de não te lamentares durante uma semana e vê como te sentes. Sempre que tiveres vontade de te lamentar, substitui a lamentação por um agradecimento. Por exemplo "Não gosto do meu emprego" por "Agradeço por ter a oportunidade de trabalhar todos os dias" 

Desafio #2 Vive o presente, agradece o passado e não prevejas o futuro:  Muitos de nós vivemos entre o passado e o futuro e tão pouco no presente. E isso gera uma nostalgia ou ansiedade desnecessárias. Ter em nós o dom de recordar e ter uma noção do planeamento de amanhã é muito positivo mas tudo o que vai para além disso, é uma perda de energia. Que tal largares um bocadinho as rédeas e deixares as coisas acontecerem? Sempre que o teu pensamento te puxar para o passado, agradece o que viveste e aprendeste, quando te sentires a viver num tempo que ainda não existe, pensa que há muito pouco que podes controlar, por isso regressa para onde estás e aprecia as coisas à tua volta - é aí, no presente, que podes fazer a diferença.

Desafio #3 Escolhe ser optimista e sorri mais: Eu sei que muitas vezes estamos rodeados de situações e pessoas que não gostamos, mas o que ganhas em passar o dia de cara fechada? Porque não seres mais optimista? Coloca as coisas em perspectiva e tenta encontrar a oportunidade inerente a cada situação. Desafio-te a sorrir mais durante uma semana. Vê como te sentes! Sorrir faz bem e mesmo que no inicio não estejas muito no mood, acredita, ao sorrires as coisas começam a ficar mais leves.

Imagem: VisualHunt

------------
Segue também no Bloglovin e Facebook

Comentários

  1. Ao começar a ler este post, comecei logo a sorrir com a "introdução", realmente nós somos mesmo assim, agarrados ao bem dito do passado, à espera do futuro e esquecemo-nos de viver o Presente, tão claro que até me sinto estúpida com isso!!! Eu já não tenho esse vício, mas estou sempre a "mandar vir" com a minha mãe, quando alguém lhe liga, pergunta se está tudo bem e ela responde "vai se andando"! Logo pergunto, "doí-te alguma coisa mãe?; Então está tudo bem, não? :)"
    Cada vez mais, acho que em vez de estarmos preocupados com a dita crise, devíamos estar preocupados com o modo como olhamos a nossa vida, o modo como vivemos a nossa vida...
    Obrigado pelas dicas Sofia, vou tentar fazer este "exercício" ;) Não sou muito de me lamentar, mas há muitas outras coisas que tenho de mudar ainda :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!
      Sem dúvida que vivemos tempos desafiantes, mas concordo contigo, acho que vai muito para além da crise, vai, como dizes, do modo como olhamos e vivemos a nossa vida.
      Nem sempre é fácil mas há que tentar ser mais feliz, apesar de tudo! Porque tristezas nem dívidas pagam :p
      Beijinho e bom exercício :)

      Eliminar
  2. Minha querida é tão bonito partilhares este tipo de desafio. Partilhar e espalhar o optimismo é sempre tão bom. Eu tento fazê-lo sempre, como se fosse uma missão que me compete!
    Revejo-me muito no que dizes aqui, acredito que ser feliz é possível, mesmo quando a vida nos faz passar por dificuldades. Afinal também elas fazem parte. A maneira como as vivemos pode fazer a diferença. Depende exclusivamente de nós!
    Beijinho enorme**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo o teu sentido de missão...sinto o mesmo :)
      Também tenho os meus dias mais tristes e pessimistas mas tento contrariar isso ao máximo e acho que isso é o mais importante.
      Sem dúvida que muito passa por nós, pela forma como encaramos e vivemos a vida.
      Um beijinho*

      Eliminar

Enviar um comentário