6 dicas para aplicar o mindfullness no dia-a-dia

6-dicas-para-aplicar-o-mindfullness
Mindfullness é uma das palavras que virou moda, em muito motivada pelo excesso de informação a que estamos expostos no dia-a-dia e da nossa necessidade de desligarmos. Mas o que significa afinal mindfullness? E de que forma se pode aplicá-lo no dia-a-dia?

O que é mindfullness

Primeiro, é importante perceber o que é mindfullness.

Mindfullness é um termo que em português significa "atenção plena" ou "consciência plena". Na prática, significa teres a capacidade de estar presente e consciente do que se passa nos teus corpos: físico, mental e emocional.

Os benefícios do mindfullness são diversos e por isso são utilizados, inclusive, em psicoterapia, ajudando em situações como a redução de stress ou depressão.

E é possível praticar mindfullness?

É possível, claro!

Uma das formas mais comuns de praticar o mindfullness é através da minha adorada meditação.

A meditação mindfullness tem as suas raízes na vipassana e consiste em treinar a mente a estar num estado de curiosidade em relação a todos os fenómenos que ocorrem no aqui e no agora, sem fazer sobre eles quaisquer julgamentos. Por isso, além da presença e da consciência, a aceitação é outra das premissas chave para a prática do mindfullness.

Como praticar meditação mindfullness?

Reserva alguns minutos do teu dia para estar contigo mesma num lugar calmo, onde não possas ser interrompida. Senta-te na posição que te for mais confortável e dá algumas respirações profundas, de forma a te sentires um pouco mais relaxada. A tua mente vai estar agitada e cheia de pensamentos, o que é perfeitamente natural. Não tentes eliminá-los, mas também não te foques neles. Deixa-os ir e vir e, a pouco e pouco, vai sentindo o teu corpo, o movimento de respiração, o toque do tecido na tua pele, a presença de cada parte de ti, no ali e no agora. 

6 Dicas para aplicar o mindfullness no dia-a-dia

O desafio é conseguir levar o exercício meditativo para o quotidiano, ou seja, conseguires estar mais presente e consciente. Seguem 6 dicas de como podes praticar o mindfullness no dia-a-dia:

#1 Faz uma coisa de cada vez - sobretudo nós mulheres, temos uma capacidade de multitasking que nos leva a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas depois sentimos-nos assoberbadas e insatisfeitas. De quando a quando, experimenta fazer apenas uma coisa de cada vez.

#2 Aproveita os rituais diários - começa por aplicar a dica anterior nos teus rituais diários como comer, tomar banho ou lavar os dentes. Aprecia a refeição, as suas cores e paladares. Sente a água e aromas de um banho quente relaxante. Observa a tua cara no espelho e a frescura nos teus dentes depois de os lavares.

#3 Observa mais - desliga o telemóvel, não tires fotos para o Instagram ou fales no Whatsapp. Pratica a arte da observação. Seja a caminhar na natureza, a conduzir, a olhar através da janela da tua casa ou durante uma viagem de comboio, aproveita todos os momentos para contemplar.

#4 Prefere objetos mindfullness - existem objetos que te ajudam à atenção plena. Seja uma chávena de chá, um bom livro, uma tela ou caderno em branco, procura por objetos que te motivem a estar presente e focada. 

#5 Exercita o prazer - experimenta o prazer sempre que possível, pois é através dele que exercitas momentos de profundo mindfulness. Seja através do sexo, de uma sobremesa deliciosa, de uma paisagem de cortar a respiração ou a sensação dos pés molhados pelo mar, usa e abusa do prazer de sentir.

#6 Doa-te às pessoas - praticar o mindfullness com as pessoas, é extremamente benéfico para as tuas relações. Quando estiveres com alguém, está de verdade. Escuta cada palavra, observa a linguagem corporal e não corporal, procura manter a sintonia. Vais ver que irás criar conversas mais profundas e ligações mais intimas com as pessoas que gostas. 


Mindfullness permite-te viver a vida com mais intensidade, pois treinas a mente para estar mais presente no aqui e no agora. O treino da mente deve ser feito com recurso à meditação e deve ser praticado nas coisas mais simples do dia-a-dia. Com o tempo, começas a sentir uma maior curiosidade, envolvimento e gratidão por tudo o que acontece em ti e ao teu redor.

E tu? Já praticaste mindfullness hoje? Que pequenas hábitos podes praticar de forma mais consciente e plena? E de que forma podes sentir mais prazer, até nas coisas mais pequenas?



Photo by Andrea Reiman on Unsplash

Comentários

  1. Tão bom ler-te Sofia :)
    Estava eu a falar com uma amiga, sobre a meditação que não tenho feito e logo a seguir começo a ler este teu post :) Tenho mesmo de recomeçar :) A minha meditação anda com altos e baixos!!
    Já conheço estas dicas muito bem, mas sempre que as leio ou melhor relembro, algo dentro de mim, sorri ;)
    Obrigada, obrigada mais uma vez por fazeres estes post cheios de energia boa e conselhos fantásticos ;)
    Feliz Ano Novo :) Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, que bom ler comentários como os teus. Fico muito feliz por poder relembrar-te de coisas que são importantes para ti... e já agora, que te consiga motivar.
      Boa prática, por um dia-a-dia mais mindfullness ;)
      Feliz Ano Novo e muitos beijinhos!

      Eliminar
  2. Sofia,

    Gostei muito da dica 4. Eu ainda não havia pensado nisso. :)

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário