O guia prático da meditação

O tópico da meditação já não é novo aqui no blog, mas como é das práticas que mais tem contribuído para a minha felicidade, achei que fazia sentido falar novamente sobre ela, num post mais extenso e completo.

Das várias coisas que já experimentei em busca de uma vida mais feliz, a meditação é, talvez, das mais simples e eficazes para vivermos com mais propósito e satisfação. E quando digo simples, não é que seja fácil de praticar, mas sim que não implica um grande investimento ou conhecimento formal. Precisa sim de tempo e paciência.

O que é a meditação?

A palavra meditação tem origem no latim "meditare" que significa "voltar-se para o centro". Ninguém sabe muito bem como surgiu a meditação, mas chegou ao Ocidente por meio da invasão do Tibete à China, difundindo-se depois a prática por todo o mundo.

O que é a meditação para mim? Na minha 1ª experiência com a meditação, partilhei algumas coisas que aprendi e que me ajudaram a definir o que ela é. Da teoria à prática já passou mais de 1 ano e, eis o que entendo hoje por meditação:
  • É uma das formas mais eficazes de auto-conhecimento
  • Consiste em conseguir acalmar a mente para ouvir a essência (o teu verdadeiro eu)
  • É mais do que apenas concentrares-te na respiração (enquadro isso numa pré-meditação ou preparação para a meditação)
  • É estar em silêncio connosco mesmos (a meditação guiada também não é meditação, mas podes enquadrar também na pré-meditação ou preparação para a meditação)
  • Este silêncio permite que conversemos com a essência (apesar dela não ter voz)
  • Vai além do momento da meditação - com a prática vem a meditação ativa que consistem em mantermos um estado meditativo no dia-a-dia (mais à frente, explico-vos melhor o que isto quer dizer!)

Como comecei a meditar?

Fazer o desafio de meditar durante 30 dias foi o ponto de partida para uma experiência fantástica! O facto de ter estabelecido um compromisso comigo e com o monge, fez com que não desistisse e percebesse que meditar implica ter motivação, saber começar pequenino e não desistir quando algum dia a prática não corre tão bem ou simplesmente não acontece (por impossibilidade, preguiça, etc.) Ter altos e baixos é normal, faz parte, como qualquer coisa na vida.

Na altura, a minha prática diária da meditação era a seguinte:
- Meditava de manhã - levantava-me 30 minutos mais cedo 
- Exercitava um pouco o corpo para acordar, incluindo 2 saudações ao sol
- Sentava-me numa cadeira
- Endireitava o corpo e semicerrava os olhos (ao invés de fechá-los, para espantar o sono)
- Dava várias respirações profundas para me conectar comigo mesma
- Libertava a respiração e começava a meditação (que eu não sabia na altura, mas que era apenas uma pré-meditação)

Como medito hoje?

Hoje, faço as coisas um pouco diferentes. Consegui incorporar o acto de meditar de uma forma mais orgânica da minha vida, porque tenho uma maior consciência e sensibilidade sobre a importância de cuidar dos nossos vários corpos, e por isso a meditação surge de forma mais natural e espontânea.

Por um lado, deixei de ter grandes regras ao meditar. A minha nova prática diária da meditação é tão simples quanto isto:
- Medito de manhã, à tarde ou à noite, conforme me apatece
- Não tenho um ritual corporal, apenas me exercito ou faço alongamentos se sentir necessidade disso
- Sento-me no chão, na cama ou numa cadeira, de acordo o que é mais confortável. Mas geralmente pratico sentada no chão, em posição de lotus. Nesta posição, coloco as palmas da mão voltas para cima pousadas sobre os joelhos ou mantenho as mãos no centro, tocando-se ao de leve com os dedos, enquanto apoio os cotovelos nos joelhos
- Ultimamente tenho utilizado o aplicativo Insight Timer para registar a minha prática, inspirar-me e conectar-me com outros meditadores
- Dou várias respirações profundas para me conectar comigo mesma
- Liberto a respiração
- Começo a pré-meditação: esta fase inclui estar ali, atenta na respiração e a acalmar a mente. Esta fase tem timmings diferentes, consoante estou mais ou menos agitada. Pode durar 5, 10, 15 minutos.
- Começo a meditação: na verdade, aqui, não começo, a meditação simplesmente acontece. Com a pré-meditação focamo-nos na respiração e em não nos apegarmos aos pensamentos. Quando conseguimos realmente acalmar a mente é que começamos mesmo a meditar. Durante muito tempo fiquei pela pré-meditação, porque estava convicta de que pré-meditação era meditação.

O que acontece durante a meditação?

Acredito que acontece na meditação muito mais do que eu já experienciei, uma vez que sou uma mera curiosa e praticante ocasional.

A meditação acontece depois do processo de pré-meditação. Ou seja, estamos ali a olhar para a respiração, a ver os pensamentos a passar e, subitamente, estamos connosco mesmos, num profundo e delicioso silêncio.

E esse silêncio traz paz e re-conexão. Desligamos dos papéis, das vozes que não são nossas e ficamos ali, na nossa forma mais simples e magnifica de ser.

Há vezes em que, com esse silêncio, vêm os insights. Os insights podem ser uma palavra, um sentimento, uma sensação corporal. Chegam subtilmente, e muitas vezes, parecem não ter nexo ou explicação imediata. Se assim for, não te preocupes, aceita sem julgamentos e regista o momento. Se precisares, depois da prática, escreve algures o insight e, com o tempo, garanto-te que irás entender o seu significado.

Com os insights, podemos perceber imensas coisas, tais como:
- Um sentimento não nos pertence. Podem achar que estamos triste mas descobrirmos que o nosso coração está calmo e feliz. Desta forma, entendemos que aquela tristeza provavelmente não é da nossa essência;
- Repensar prioridades - ao meditar podemos perceber que algo não é assim tão importante na nossa vida ou, pelo contrário, é essencial;
- Ter sentimentos inesperados - desprotegidos do ego, podemos ter emoções por pessoas que não estaríamos à espera.

O que acontece depois da meditação?

Logo após a meditação é natural permanecermos alguns momentos em estado meditativo. Nesse período podemos, igualmente, ter insights preciosos porque, embora já não estejamos a praticar, ainda estamos muito conectados com o nosso ser. 

Com o tempo, passamos também a ter aquilo que chamo de meditação ativa. Na prática, ganhamos a habilidade de trazer para o dia-a-dia um pouco desse estado meditativo, o que se torna numa ferramenta excelente para desenvolver a nossa inteligência emocional e apurar a nossa intuição.

Quais os benefícios da meditação?

A meditação traz inúmeros benefícios, muitos deles muito pessoais. Destaco alguns que não só estão comprovados pela ciência como também (a maior parte  deles) pela minha pessoa!

- Melhora cerca de 80% da saúde mental
- É uma forma de reduzir o stress
- Ajuda a dormir melhor
- Faz aumentar os pensamentos positivos, que ajudam o corpo a criar anticorpos
- A prática de apenas 10 minutos ajuda a ter um estilo de vida mais saudável
- Aumenta a fertilidade e melhora a pele
- Ajuda na aprendizagem, ao diminuir o processo de cortisol

E tu? Tens por hábito meditar? Se sim, como costumas praticar? Se não, ficaste com curiosidade? Conta-me tudo, quero saber ☺

Photo by Valentina Yoga on Unsplash and https://www.pinterest.pt/

Comentários

  1. Olá Sofia,
    Eu tento, mas ando um bocadinho desanimada com a meditação, mas ao ler este teu post, tenho a certeza que não vou desistir, sim, porque acredito muito nesta prática, já senti vários benefícios dela. Por isso vou continuar a tentar e vou chegar lá ;)
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!
      O desânimo faz parte, eu também o sinto de quando a quando, mas acho que faz parte.
      Insiste, persiste e não desiste!
      Beijinhs

      Eliminar
  2. A meditação é um instrumento essencial na manutenção do meu equilíbrio. Comecei a praticá-la por causa do reiki e, agora, é essencial ao meu bem estar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, para mim também é essencial! Reiki nunca cheguei a fazer, mas quem sabe um dia ;) Beijinhos!

      Eliminar
  3. Sofia,

    Gostei do seu post, ficou muito bem explicado. Os benefícios são muito bons, para nossa saúde de forma geral.
    Eu pratico o mildfulness, mas preciso me focar mais na meditação.

    Bom final de semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário